SANTOS, Juliana Regina Dos et al.. Educação infantil: teorias e práticas. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/47161>. Acesso em: 05/11/2024 03:30
A história da educação infantil tem revelado que as crianças em desenvolvimento não mais ocupam um lugar desconhecido, pois elas passaram a ser compreendidas e além de tudo percebidas, logo é na infância, que se desenvolvem as características mais importantes para o equilíbrio e inteligência do sujeito. Pensando nestes elementos, objetivamos para este trabalho avaliar escolas da rede pública e privada de ensino que oferecem a educação infantil. Temos por fim, evidenciar a importância da educação infantil no processo de construção do conhecimento da criança. Para isso, abordaremos como se efetiva as políticas públicas educacionais na área da educação infantil e do campo, através da realização de uma pesquisa feita por meio de questionários destinado as instituições pesquisadas com o intuito de compararmos o que está exposto na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) com a forma de administração e desenvolvimento das instituições, incluindo seus aspectos financeiros, pedagógicos e administrativos. Diante disso, foram coletados dados das escolas da cidade de Lagoa Nova, RN: Unidade Municipal de Educação Infantil Maria de Lourdes de Medeiros (pública), Centro Educacional Altiva Santos (privada) e a Unidade Escolar XIII Santa Rita (pública do campo). E para a escolha metodológica, partimos de pesquisas de campo e observação, que nos conduziram as respostas para nossa investigação, norteando e fundamentando nosso trabalho por intermédio das Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil (2013), Piaget (2000), Vygotsky (1998). Diante dessa pesquisa, constatamos as disparidades da lei comparando a teoria com a prática, além das diferenças entre as próprias escolas.