O trabalho tem a proposta de compreender as mudanças, supostamente inclusivas, necessárias e impostas ao processo de ensino-aprendizagem na contemporaneidade, marcadas com as novas propostas curriculares que contribuem para problematizar este processo; Compreender também a questão deste avanço na formação dos professores e as transformações trazidas ao processo do ensinar e aprender diante da grande quantidade de informações que circulam frequentemente nos cotidianos e que devem ser transformadas num saber contextualizado, estimulando a produção de conhecimentos. A partir desta compreensão, analisar a forma inflexível frente aos espaços para os novos modelos de aprendizagem, bem como a ação interativa dessa nova Pedagogia, dialética, favorecida e potencializada pela sociedade da informação, conectada e orientada numa perspectiva de desenvolvimento da capacidade crítico-reflexiva do indivíduo. Em meio a este cenário de transformações, refletir o quanto a utilização das tecnologias da informação e comunicação precisam ser utilizadas com critérios nos ambientes virtuais de aprendizagem - AVAs, a fim de promover uma educação, de fato, inclusiva. O mais importante neste momento de possíveis confusões ou inseguranças é sermos capazes de lidar com tudo de forma harmoniosa, aprendendo a lidar com essa nova realidade com cuidado para que não a transformemos em uma confusão sem verdadeiros sentidos. Sendo assim, o trabalho trará uma reflexão importante acerca do dever de formar indivíduos exercendo suas habilidades de forma participativa, onde será solicitada cada vez mais a capacidade de comunicar-se, resolver problemas e se autoatualizar.