RESUMO: As diretrizes nacionais sobre a educação inclusiva estão bem estabelecidas nos documentos oficiais que tratam do assunto. Todavia, é necessário que os municípios elaborem estratégias para atender esta demanda. Objetivo: Analise documental dos dados relativos à escolarização dos alunos público-alvo da Educação Especial e caracterização das salas de recursos multifuncionais (SRM) do ensino fundamental 1 da rede pública no município de Aracruz/Espirito Santo. Método: A primeira parte do trabalho se deteve na pesquisa documental e bibliográfica, tendo como base a análise de artigos científicos, livros, pesquisas já realizadas sobre o tema e levantamento de dados estatísticos. A segunda foi o trabalho de campo caracterizado por visita à 6 escolas polos das 24 existentes no município de Aracruz e analises das pastas da documentação dos 50 alunos. Amostra: Foram analisados documentos de 50 alunos, escolhidos entre os 154 alunos do ensino fundamental 1, matriculados nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) no ano de 2017. Resultados: a proposta do atendimento educacional especializado no ensino fundamental no município de Aracruz no Espirito Santo está baseada nas diretrizes do Ministério da Educação e na legislação vigente. A documentação dos alunos matriculados permite conhecer a condição da deficiência, mas não permite ao professor, estabelecer vínculo entre o planejamento de ensino e as particularidades do aluno com deficiência.