Hoje em dia, a informação difundida socialmente está cada vez mais não-linear, ou seja, por meio dos jornais, das enciclopédias e outros impressos, várias informações são transmitidas ao mesmo tempo, em um mesmo suporte, o que modifica o modo de ler das pessoas, tornando-o mais diversificado. Com a chegada do computador e da internet, a interação com o texto ocorre de forma ainda mais variada e dinâmica, e a leitura, por conseguinte, também se modifica. Desse modo, surgem a cada dia novas mídias sociais, as quais oportunizam não apenas uma mera comunicação, mas a interação entre os sujeitos dessa comunicação, muitas vezes em tempo real – como o caso dos chats de bate-papo ou aplicativo WhatsApp, que será o foco neste trabalho. Portanto, este trabalho, de natureza exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, objetiva analisar qualitativamente as interações sociais por meio da ferramenta WhatsApp, em três grupos com objetivos distintos, um familiar, outro escolar e um terceiro com fins comerciais (venda de produtos), na tentativa de identificar como a linguagem se adapta a essa nova rede de interação social e de que forma os sujeitos participantes dos grupos interagem entre si através dos textos diversos ali presentes. Para tanto, utilizaremos as noções de dialogismo de Bakhtin (1995) e as concepções de linguagem traçadas por Koch e Elias (2017) para traçar um panorama sobre as diferentes linguagens (e concepções de leitura) presentes nos grupos analisados, as variantes linguísticas utilizadas e outros meios empregados para garantir a interação entre os seus membros.