Discussões sobre questões ambientais precisam ser cada dia mais fomentadas com o intuito de conscientizar a população sobre sua responsabilidade nas questões ambientais. Na escola, é recomendável que essas discussões se iniciem ainda na educação infantil, para que, desde cedo, as crianças compreendam seu papel na preservação e manutenção dos ecossistemas. Baseados nisso, o objetivo deste trabalho foi despertar a consciência crítica de alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Gravatá – PE acerca das questões ambientais, bem como compreender seus conhecimentos sobre poluição e medidas de minimização dos impactos causados ao meio ambiente. Para isso, o trabalho foi desenvolvido em quatro etapas, que envolveram: 1. Discussão de texto; 2. Construção de um painel retratando um ambiente não poluído; 3. Desenvolver uma ação na escola; 4. Registros desenhados e/ou escritos sobre a concepção dos alunos a respeito da poluição. Observou-se que nenhum aluno representou um lugar poluído que não fosse pela ação humana, e que eles reconhecem o papel dos órgãos responsáveis da cidade sobre o assunto, bem como compreendem sobre suas responsabilidades frente as questões ambientais. Espera-se que os alunos ampliem cada dia mais sua consciência crítica sobre o papel que possuem na manutenção e preservação do meio ambiente.