O estudo realizado vincula-se ao campo da Pedagogia universitária. Nesta perspectiva, discutem-se aspectos ligados à formação e ao trabalho docente do professor do ensino superior. Desse modo, a pesquisa objetivou compreender as concepções de professores formadores acerca de desafios e de potencialidades do magistério superior, assinalando saberes constituintes da prática pedagógica universitária em licenciaturas da Universidade Regional do Cariri (URCA). A metodologia fundamentou-se na abordagem qualitativa de pesquisa, tendo a hermenêutica como paradigma epistemológico. Nesta direção, foram utilizadas como técnicas centrais: o questionário para traçar o perfil dos entrevistados e a entrevista aberta, composta por tópicos sobre a trajetória formativa e a prática da docência universitária. Foram entrevistados sete professores atuantes nos seguintes cursos de licenciatura da URCA: Biologia, Educação Física, Pedagogia, Ciências Sociais, Geografia, História e Letras. Os dados produzidos empiricamente foram agrupados e interpretados teoricamente à luz da técnica da Análise Textual Discursiva (ATD). A pesquisa permitiu intensificar o universo de estudos da docência universitária, e possibilitou o entendimento da necessidade de criação de espaços que promovam encontros críticos-reflexivos entre os professores universitários das diversas áreas do conhecimento, visando à construção de uma perspectiva de formação docente voltada para a transformação e o desenvolvimento humano em todas as suas potencialidades.