O presente trabalho aborda a inclusão social na Educação, partindo de uma problemática que
concerne à permanência e êxito acadêmico de estudantes nas Instituições públicas de Ensino e surgiu
das experiências de servidores da Coordenação de Assistência Estudantil do Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba-IFPB, Campus Campina Grande. Diante disso, o nosso
principal objetivo neste trabalho foi analisar as contribuições dos Programas de Assistência Estudantil
como mecanismo de inclusão para os estudantes dos cursos Técnicos Integrado ao Ensino Médio que
foram contemplados de forma concomitante no Programa de Moradia e no Programa de Alimentação.
Na coleta de dados aplicamos um questionário com perguntas estruturadas aplicado com os estudantes
concluintes que desde o ingresso a Instituição se submeteram ao processo de seleção para os
Programas de Assistência ao Estudantil no período de 2015 a 2018. Utilizamos a análise de conteúdo
para desvelar os dados qualitativos. A nossa amostra foi composta apenas por estudantes dos cursos
Técnicos Integrados ao Ensino Médio. O desenvolvimento desse trabalho foi de extrema importância,
porque nos permitiu perceber quais as contribuições dos Programas de Assistência Estudantil para a
permanência e o êxito acadêmico dos estudantes, bem como as dificuldades apontadas pelos mesmos
desde o ingresso até o último ano para permanecer na Instituição. Deste trabalho surge a possibilidade
de se fazer uma pesquisa com os discentes egressos desta instituição e que foram contemplados com
os programas de assistência estudantil e investigar as suas percepções de êxito acadêmico e/ou profissional.