Este trabalho objetivou analisar as concepções de estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental sobre os Artrópodes. Estes animais possuem inúmeros representantes e são bastante conhecidos pela população, interagindo positivamente e negativamente. A pesquisa foi executada numa turma do 7º Ano do Ensino Fundamental. Inicialmente, foi entregue aos estudantes uma folha de papel A4 e solicitado que escrevessem o que entendem por Artrópodes. Posteriormente, foi iniciada uma aula expositiva dialogada abordando os conteúdos sobre este grupo. Logo após foi construído um mapa conceitual com o auxílio dos educandos, como forma de revisão do tema trabalhado. Posteriormente, foram apresentados alguns espécimes representantes dos artrópodes, fixados em álcool, para entender a morfologia destes animais. Finalizando, solicitamos novamente que escrevessem a resposta da pergunta inicial da aula. A pesquisa compreendeu 29 estudantes e suas respostas a pergunta inicial foram divididas em cinco categorias: Não sabe (32%), Exemplos (21%), Aranha (10%), Insetos (7%) e Sem coluna vertebral (6%). Já 24% deixaram a pergunta inicial em branco. Finalmente, após a ministração da aula, solicitamos aos estudantes que respondessem à pergunta novamente. A partir delas pudemos dividir em três categorias: Características (28%), Exemplos (24%) e Origem do nome (17%). Ainda 31% dos estudantes não responderam. Percebemos que a grande maioria conseguiu deter boa percepção sobre os artrópodes, vez que puderam atribuir com o grupo no momento final da atividade. É preciso repensar propostas de ensino para conteúdos da Zoologia, evitando uso de metodologias tradicionais, buscando ferramentas que possam contribuir para um processo de aprendizagem mais significativo.