Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DE UMA TURMA DE ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE OS ARTRÓPODES

Palavra-chaves: CONCEPÇÕES, ENSINO FUNDAMENTAL, ARTRÓPODES, ENSINO DE ZOOLOGIA Pôster (PO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46756
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1685
    "inscrito_id" => 3149
    "titulo" => """
      CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DE UMA TURMA DE ENSINO\r\n
      FUNDAMENTAL SOBRE OS ARTRÓPODES
      """
    "resumo" => "Este trabalho objetivou analisar as concepções de estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental sobre os Artrópodes. Estes animais possuem inúmeros representantes e são bastante conhecidos pela população, interagindo positivamente e negativamente. A pesquisa foi executada numa turma do 7º Ano do Ensino Fundamental. Inicialmente, foi entregue aos estudantes uma folha de papel A4 e solicitado que escrevessem o que entendem por Artrópodes. Posteriormente, foi iniciada uma aula expositiva dialogada abordando os conteúdos sobre este grupo. Logo após foi construído um mapa conceitual com o auxílio dos educandos, como forma de revisão do tema trabalhado. Posteriormente, foram apresentados alguns espécimes representantes dos artrópodes, fixados em álcool, para entender a morfologia destes animais. Finalizando, solicitamos novamente que escrevessem a resposta da pergunta inicial da aula. A pesquisa compreendeu 29 estudantes e suas respostas a pergunta inicial foram divididas em cinco categorias: Não sabe (32%), Exemplos (21%), Aranha (10%), Insetos (7%) e Sem coluna vertebral (6%). Já 24% deixaram a pergunta inicial em branco. Finalmente, após a ministração da aula, solicitamos aos estudantes que respondessem à pergunta novamente. A partir delas pudemos dividir em três categorias: Características (28%), Exemplos (24%) e Origem do nome (17%). Ainda 31% dos estudantes não responderam. Percebemos que a grande maioria conseguiu deter boa percepção sobre os artrópodes, vez que puderam atribuir com o grupo no momento final da atividade. É preciso repensar propostas de ensino para conteúdos da Zoologia, evitando uso de metodologias tradicionais, buscando ferramentas que possam contribuir para um processo de aprendizagem mais significativo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES, ENSINO FUNDAMENTAL, ARTRÓPODES, ENSINO DE ZOOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID3149_07092018234029.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATO AMORIM DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RENATO AMORIM"
    "autor_email" => "renatoamorim2009@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46756
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1685
    "inscrito_id" => 3149
    "titulo" => """
      CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DE UMA TURMA DE ENSINO\r\n
      FUNDAMENTAL SOBRE OS ARTRÓPODES
      """
    "resumo" => "Este trabalho objetivou analisar as concepções de estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental sobre os Artrópodes. Estes animais possuem inúmeros representantes e são bastante conhecidos pela população, interagindo positivamente e negativamente. A pesquisa foi executada numa turma do 7º Ano do Ensino Fundamental. Inicialmente, foi entregue aos estudantes uma folha de papel A4 e solicitado que escrevessem o que entendem por Artrópodes. Posteriormente, foi iniciada uma aula expositiva dialogada abordando os conteúdos sobre este grupo. Logo após foi construído um mapa conceitual com o auxílio dos educandos, como forma de revisão do tema trabalhado. Posteriormente, foram apresentados alguns espécimes representantes dos artrópodes, fixados em álcool, para entender a morfologia destes animais. Finalizando, solicitamos novamente que escrevessem a resposta da pergunta inicial da aula. A pesquisa compreendeu 29 estudantes e suas respostas a pergunta inicial foram divididas em cinco categorias: Não sabe (32%), Exemplos (21%), Aranha (10%), Insetos (7%) e Sem coluna vertebral (6%). Já 24% deixaram a pergunta inicial em branco. Finalmente, após a ministração da aula, solicitamos aos estudantes que respondessem à pergunta novamente. A partir delas pudemos dividir em três categorias: Características (28%), Exemplos (24%) e Origem do nome (17%). Ainda 31% dos estudantes não responderam. Percebemos que a grande maioria conseguiu deter boa percepção sobre os artrópodes, vez que puderam atribuir com o grupo no momento final da atividade. É preciso repensar propostas de ensino para conteúdos da Zoologia, evitando uso de metodologias tradicionais, buscando ferramentas que possam contribuir para um processo de aprendizagem mais significativo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES, ENSINO FUNDAMENTAL, ARTRÓPODES, ENSINO DE ZOOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID3149_07092018234029.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATO AMORIM DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RENATO AMORIM"
    "autor_email" => "renatoamorim2009@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este trabalho objetivou analisar as concepções de estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental sobre os Artrópodes. Estes animais possuem inúmeros representantes e são bastante conhecidos pela população, interagindo positivamente e negativamente. A pesquisa foi executada numa turma do 7º Ano do Ensino Fundamental. Inicialmente, foi entregue aos estudantes uma folha de papel A4 e solicitado que escrevessem o que entendem por Artrópodes. Posteriormente, foi iniciada uma aula expositiva dialogada abordando os conteúdos sobre este grupo. Logo após foi construído um mapa conceitual com o auxílio dos educandos, como forma de revisão do tema trabalhado. Posteriormente, foram apresentados alguns espécimes representantes dos artrópodes, fixados em álcool, para entender a morfologia destes animais. Finalizando, solicitamos novamente que escrevessem a resposta da pergunta inicial da aula. A pesquisa compreendeu 29 estudantes e suas respostas a pergunta inicial foram divididas em cinco categorias: Não sabe (32%), Exemplos (21%), Aranha (10%), Insetos (7%) e Sem coluna vertebral (6%). Já 24% deixaram a pergunta inicial em branco. Finalmente, após a ministração da aula, solicitamos aos estudantes que respondessem à pergunta novamente. A partir delas pudemos dividir em três categorias: Características (28%), Exemplos (24%) e Origem do nome (17%). Ainda 31% dos estudantes não responderam. Percebemos que a grande maioria conseguiu deter boa percepção sobre os artrópodes, vez que puderam atribuir com o grupo no momento final da atividade. É preciso repensar propostas de ensino para conteúdos da Zoologia, evitando uso de metodologias tradicionais, buscando ferramentas que possam contribuir para um processo de aprendizagem mais significativo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.