Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROCESSO DE AVALIAÇÃO NO PROJETO CAVINHO: RUPTURAS E NOVOS OLHARES PARA A APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO, PROJETO, BLOCOS, INOVAÇÃO Pôster (PO) GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O projeto de extensão “CAVinho: Projetando o Futuro” é desenvolvido no Centro Acadêmico de Vitória (CAV), da Universidade Federal de Pernambuco e tem como enfoque aproximar a população do entorno ao ambiente acadêmico (PROJETO CAVINHO – UFPE, 2018). Nesse viés, o referido projeto, promove ações semanais direcionadas às crianças da comunidade por meio de metodologias ativas e ações práticas, desenvolvidas pelos discentes cujas aulas são organizadas com materiais didáticos e planos de aulas discutidos por todos do grupo até o planejamento da ação, abordando vários temas que envolvem Cidadania, Bullying, Higiene, Educação alimentar, Parasitologia, Virologia, Anatomia, Zoologia, entre outros. Nessa perspectiva, o calcanhar de Aquiles do projeto tem sido a ausência de um mecanismo avaliativo eficiente que proporcione um feedback dos temas propostos para as aulas e ações desenvolvidas, buscando com que o processo avaliativo ultrapasse as barreiras do método tradicional e metódico.O trabalho versou por uma abordagem qualitativa, do tipo descritivo e observacional. Considerando a dificuldade de elaborar aulas com temas diferentes semanalmente, foi pensado em mudar a sequência de aulas, dividido em dois blocos para cada semestre;Em linhas gerais, durante os anos de CAVinho os monitores percebiam que antes dos blocos serem construídos, não havia ligação entre os diferentes temas abordados durante as atividades do projeto, não sendo possível analisar o processo de ensino-aprendizagem das crianças. Com o novo método de blocos é possível perceber que se tem uma sequência de atividades e de conteúdo de um determinado tema, em que no final é possível colher os resultados de toda a teoria trabalhada no bloco, além de ser visível uma melhor fixação dos assuntos abordados, e uma melhor conexão com as próximas aulas, fazendo um resgate das aulas anteriores. A avaliação desenvolvida pelo projeto em blocos proporcionou melhores desempenhos na aprendizagem dos alunos, numa proposta processual em que se verificaram no processo de ensino e aprendizagem as peculiaridades de cada sujeito

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