Este ensaio se constitui em uma reflexão sobre a utilização da charge como recurso didático
no ensino de geografia, o mesmo é resultado da pesquisa de mestrado intitulada: Charge no
Livro Didático de Geografia do Ensino Médio. A metodologia adotada pautou-se no
levantamento bibliográfico, em que se identificou a contribuição de Callai (2013), Flôres
(2002), Lago (1999), Mattos (2010), Miani (2001), Silva (2007), Tomita (2012), Torres
(2012), Zabala (1998) e outros autores que contribuem para o estudo do tema. Além disso, a
pesquisa pautou-se ainda na análise de conteúdo das coleções de livros didáticos segundo
Bardin (1977). Após as etapas e a execução dos procedimentos metodológicos, constatou-se
que a charge é um recurso didático com elevado potencial de utilização no ensino de
Geografia, pois ela possibilita a discussão e reflexão de diversos temas como Meio Ambiente,
Geografia Política, Geopolítica, bem como Geografia Urbana.