O presente trabalho apresenta a capacitação profissional de psicopedagogos para a Intervenção Psicopedagógica a pacientes com fibrose cística (FC), com quadro de internações recorrentes. Visando, com características que precisam ser bem exploradas para trabalhar de modo integrativo, e facilitador numa aprendizagem significativa ao aprendente, como nos apresenta Visca. Esta capacitação propõe, uma aprendizagem que deveria ocorrer na escola, com seus aspectos éticos, culturais, sociais, psicomotores e emocionais, mas já que estamos falando de pacientes com uma doença rara que afeta mais de 70.000 pessoas no mundo e no Brasil, onde dados do Ministério da Saúde estimam aproximadamente 1,5 mil pessoas com Fibrose Cística sendo que no Rio de Janeiro, em estudo de Cabello e colaboradores a incidência de FC foi estimada em 1: 6.902 nascidos vivos (Cabello et al., 1999) e crianças, em faixa etária escolar são afetadas direta e indiretamente por internações recorrentes. O objetivo do trabalho foi analisar o impacto da intervenção psicopedagógica no desenvolvimento psicoeducacional infantil dos pacientes com FC após a capacitação, e identificar os possíveis fatores positivos deste trabalho como sendo um diferencial significativo para a recuperação física, psicoemocional e social da criança das crianças atendidas auxiliando o desenvolvimento humano dos pacientes. Para tanto, foram promovidos seminários e cursos para profissionais de psicopedagogia e pedagogia com o objetivo de formar indivíduos que a partir de suas experiências individuais, pudessem coordenar um trabalho invariavelmente em função de uma meta focada na aprendizagem humana com conhecimentos de diferentes níveis.