Este artigo como objetivo analisar as políticas inclusivas voltadas para a formação de professores no Brasil. Este estudo, de cunho qualitativo, foi desenvolvido através das pesquisas bibliográfica e documental. Para fundamentarmos a revisão da literatura e analisarmos os dados da pesquisa, fizemos uso de autores como Freitas (2010), Mendes (2010), Glat (2011), Vaz (2013), Garcia (2014), Antunes et al (2016), dentre outros. Além disso, foram analisados documentos como a LDB 9.394/96, a Resolução 02/2001 CNE/CEB (BRASIL, 2001), a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008), a Resolução 04/2009 do CNE/CEB (BRASIL, 2009), o Decreto nº 5626/2005 (BRASIL, 2005), dentre outros. Os resultados revelam um resgate histórico, no qual enfatizamos o progresso no atendimento dos alunos público alvo da Educação Especial e as políticas públicas que fomentam esse avanço. Foi possível apresentar ainda uma visão sobre a formação de professores, com base nas legislações inclusivas que amparam e instituem a formação docente no Brasil. Assim, concluímos que as políticas públicas para a formação de professores para a educação inclusiva contribuem para pensarmos a instituição de uma escola plural, na qual as possibilidades são exaltadas e os limites são apenas desafios a serem vencidos.