Nos últimos anos tem se percebido crescimento dos estudos na área educacional, mesmo assim, ainda é desafiador elaborar propostas de ensino no qual os estudantes tornem-se ativos neste processo e o educador atue como mediador na construção da aprendizagem. Algumas dificuldades compreendem os conteúdos de biologia devido à sua abstração e complexidade, neste sentido, as aulas experimentais surgem como alternativa metodológica, pois coloca o aluno como centro deste processo. Neste trabalho foram elaboradas atividades práticas laboratoriais de citologia com o objetivo de aplicá-las a alunos do 3º ano de uma Escola Pública Estadual da cidade de Natal-RN, contribuindo assim para o ensino da Biologia nesta escola. Tais aulas foram realizadas nos laboratórios do Departamento de Bioquímica, no CB/UFRN. Para levantamento e obtenção dos dados foram aplicados dois questionários, anterior e após aula prática. Foram obtidas amostras de células da mucosa oral dos alunos, como ainda, do vegetal Elodea canadensis. As aulas consistiram na confecção das lâminas, na manipulação dos microscópios ópticos, observação das amostras celulares e registros. 96% dos alunos avaliaram a prática como ótima ou boa. Somente 33% dos alunos responderam corretamente sobre o conceito de células e uma pequena parte destes diferenciou células animais de vegetais nos questionários de conhecimentos prévios. Já observando as respostas dos questionários pós aula prática, 87% dos alunos responderam de forma satisfatória ou parcialmente satisfatória a definição de células e a maioria conseguiu diferenciar bem os dois tipos celulares, demonstrando que a aplicação da aula contribuiu para a consolidação e aquisição de conhecimentos.