PAZ, Edna Oliveira Da et al.. Aspectos fundamentais do pensamento de paulo freire. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/46515>. Acesso em: 23/12/2024 11:47
Este artigo apresenta uma breve análise do pensamento de Paulo Freire, relacionando-o à ideia de educação integral e como esta forma de compreender o processo educativo contrapõe-se aos procedimentos fragmentados da educação tradicional, a qual valoriza a transmissão de conhecimento, em detrimento à dialogicidade no ato de ‘educar’. Buscou-se considerar o quanto a concepção freireana visualiza o aluno como sujeito no processo de construção do conhecimento. Para compor o estudo foram retomados, utilizando-se de revisão bibliográfica, os principais conceitos de Paulo Freire e sua interligação com os pressupostos éticos, políticos e técnicos da formação humana com vistas numa sociedade menos desigual, bem como sobre a amplitude espacial da aprendizagem, quando pautada na interação professor, aluno, escola, localidade e sociedade. Observa-se, como resultado das análises, que Paulo Freire dedicou a maior parte da sua vida a combater pela educação dos excluídos da educação sistemática, contra a educação excludente e elitista.