O presente texto relata uma experiência em acompanhamento através do Estágio Supervisionado do curso de Pedagogia da Universidade Potiguar-UNP, Campus Mossoró-RN, a uma criança com síndrome de DOWN, em uma instituição privada de ensino. Nisto, o objetivo deste estudo consiste em analisar as competências de pedagógica na promoção da inclusão educacional, bem como refletir os avanços na aprendizagem de uma criança com síndrome quando acompanhada por um atendimento educacional especializado pelas acompanhantes de sala de aula. Nosso estudo é pautado em um relato de experiência de profissionais da área de educação que acompanharam diariamente uma criança com síndrome no contexto escolar. Os achados iniciais desta escrita mostram que o aluno com necessidades especiais quando acompanhado pelo pedagogo, favorece a estimulação da aprendizagem orientada. Percebemos as transformações intelectuais da discente, amparada no apoio da equipe pedagógica incluindo professores, coordenadores e a família tendo em vista que a promoção da inclusão se faz com a participação de todos. Ainda salientamos que a criança com síndrome não acompanhava a aprendizagem escolar da sala de aula, porém, com a atenção exclusiva do profissional, percebemos um avanço no seu processo de alfabetização. Portanto, cremos na importância do profissional em formação e na rica experiência agregada a luta por uma educação inclusiva, considerando a relevância do Estágio Supervisionado para a formação dos futuros educadores.