Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALFABETIZAÇÃO E SURDEZ: REPENSANDO OPORTUNIDADES E AMPLIANDO A DISCUSSÃO PARA UM ENSINO VERDADEIRAMENTE INCLUSIVO

Palavra-chaves: SURDEZ, ALFABETIZAÇÃO, ESCOLA Comunicação Oral (CO) GT 10. Educação Especial
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      pensamento, compreensão e comunicação. O enfoque adotado na pesquisa é, então, de ordem\r\n
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      apoio pedagógico), o letramento, a escrita, a alfabetização, a cultura surda e uma ampla\r\n
      variedade de mídias. A ampliação do diálogo sobre o desenvolvimento da alfabetização de\r\n
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O estudo ora apresentado traz como proposta a discussão dos efeitos de modalidades e práticas pedagógicas aplicados ao ensino da escrita alfabética. Tratam-se de estratégias que visam a aquisição da língua escrita por crianças/alunos surdos. O ponto de partida é, portanto, o processo de alfabetização, entendido como algo que transcende o conceito de leitura e escrita e que engloba a aquisição de conhecimentos, bem como o desenvolvimento de habilidades cognitivas, ambos necessários para o desenvolvimento do pensamento, compreensão e comunicação. O enfoque adotado na pesquisa é, então, de ordem teórico-conceitual, por centrar-se na (re)construção de conceitos e ideologias necessários ao aprimoramento dos fundamentos teóricos já desenvolvidos sobre a temática. Em virtude da grande complexidade que cerca o ensino da Língua Portuguesa para surdos, o conceito de "multialfabetizações" se apresenta como modelo mais adequado ao desenvolvimento de alfabetização desses alunos, conduzido, geralmente, por estímulos visuais que levam à aprendizagem. O modelo incorpora também componentes de aquisição de Libras, (como um apoio pedagógico), o letramento, a escrita, a alfabetização, a cultura surda e uma ampla variedade de mídias. A ampliação do diálogo sobre o desenvolvimento da alfabetização de crianças/alunos surdos acontece, portanto, por meio de uma proposta baseada num conceito bastante holístico de alfabetização, com ênfase nos conhecimentos de uma ampla matriz de resultados de pesquisas e em diferentes construções teóricas que apontam para a necessidade de se reconhecer a tendência natural dos alunos surdos em aprenderem através do canal visual.

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