Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ABORDAGEM TEÓRICO-PRÁTICA SOBRE TUBARÕES PARA O ENSINO MÉDIO: DESMISTIFICANDO OS TUBARÕES COMO VILÕES DA NATUREZA CONFORME APRESENTADO PELA MÍDIA

Palavra-chaves: DESMISTIFICANDO, TUBARÕES, PERNAMBUCO, PRAIAS, PRAIAS Comunicação Oral (CO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46214
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4376
    "inscrito_id" => 52
    "titulo" => "ABORDAGEM TEÓRICO-PRÁTICA SOBRE TUBARÕES PARA O ENSINO MÉDIO: DESMISTIFICANDO OS TUBARÕES COMO VILÕES DA NATUREZA CONFORME APRESENTADO PELA MÍDIA"
    "resumo" => "No estado de Pernambuco os tubarões têm sido frequentemente mencionados nas manchetes dos principais veículos de comunicação, devido aos atuais incidentes com tubarões que estão ocorrendo nas praias do grande Recife, onde muitas dúvidas surgem sobre a razão dos problemas de acidentes com humanos e qual o real papel desses animais no ecossistema. Observando que a forma em que a mídia divulga essas informações para população, nos traz a necessidade de entender como os estudantes reagem sobre a importância do tubarão na natureza.  Surgem inúmeras duvidas como, por exemplo, O que são os tubarões? Em qual habitat eles vivem? Quais são os seus hábitos alimentares? Como e onde se reproduzem? Quais as espécies identificadas nos incidentes em Pernambuco? Este trabalho teve por objetivo desmistificar a figura dos tubarões, para alunos do ensino médio, como grandes vilões da natureza conforme apresentado pela mídia, possibilitando também apresentar a eles o conhecimento sobre o habitat, locomoção, alimentação e reprodução. Para o desenvolvimento deste trabalho, a aula foi dividida em três momentos: Uma avaliação prévia para sondar o conhecimento dos alunos, uma aula expositiva e um questionário pós aula para fins de comparação com o questionário anterior. Com a analise dos questionários observou-se que os alunos conheciam bem a classificação dos tubarões bem como seu tipo alimentar, tendo um maior número de acerto nas primeiras questões, enquanto que poucos acertos foram observados nas questões que tratam basicamente sobre o conhecimento dos acidentes com tubarões no litoral Pernambucano mostrando não conhecerem o porquê deste problema. Foi observado que os alunos possuíam de certas preconcepções em relação aos tubarões, percebemos também que de certa maneira eles tinham uma linha de pensamento próprio sobre esses ocorridos, apresentando valores absorvidos pelos meios de comunicação em massa. Esse trabalho trouxe novas perspectivas sobre os tubarões para os alunos realizando a desmistificação dos tubarões como vilões da natureza conforme apresentado pela mídia. Ressaltando a importância de trabalhar a desmistificação os tubarões como vilões da natureza, diante do que vemos nas mídias, pois eles não são só predadores que causam incidentes nas praias, são de extrema importância para o ecossistema marinho."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "DESMISTIFICANDO, TUBARÕES, PERNAMBUCO, PRAIAS, PRAIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID52_17092018215156.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KETLEN ALVES RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "KETLEN ALVES"
    "autor_email" => "ketlendb@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46214
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4376
    "inscrito_id" => 52
    "titulo" => "ABORDAGEM TEÓRICO-PRÁTICA SOBRE TUBARÕES PARA O ENSINO MÉDIO: DESMISTIFICANDO OS TUBARÕES COMO VILÕES DA NATUREZA CONFORME APRESENTADO PELA MÍDIA"
    "resumo" => "No estado de Pernambuco os tubarões têm sido frequentemente mencionados nas manchetes dos principais veículos de comunicação, devido aos atuais incidentes com tubarões que estão ocorrendo nas praias do grande Recife, onde muitas dúvidas surgem sobre a razão dos problemas de acidentes com humanos e qual o real papel desses animais no ecossistema. Observando que a forma em que a mídia divulga essas informações para população, nos traz a necessidade de entender como os estudantes reagem sobre a importância do tubarão na natureza.  Surgem inúmeras duvidas como, por exemplo, O que são os tubarões? Em qual habitat eles vivem? Quais são os seus hábitos alimentares? Como e onde se reproduzem? Quais as espécies identificadas nos incidentes em Pernambuco? Este trabalho teve por objetivo desmistificar a figura dos tubarões, para alunos do ensino médio, como grandes vilões da natureza conforme apresentado pela mídia, possibilitando também apresentar a eles o conhecimento sobre o habitat, locomoção, alimentação e reprodução. Para o desenvolvimento deste trabalho, a aula foi dividida em três momentos: Uma avaliação prévia para sondar o conhecimento dos alunos, uma aula expositiva e um questionário pós aula para fins de comparação com o questionário anterior. Com a analise dos questionários observou-se que os alunos conheciam bem a classificação dos tubarões bem como seu tipo alimentar, tendo um maior número de acerto nas primeiras questões, enquanto que poucos acertos foram observados nas questões que tratam basicamente sobre o conhecimento dos acidentes com tubarões no litoral Pernambucano mostrando não conhecerem o porquê deste problema. Foi observado que os alunos possuíam de certas preconcepções em relação aos tubarões, percebemos também que de certa maneira eles tinham uma linha de pensamento próprio sobre esses ocorridos, apresentando valores absorvidos pelos meios de comunicação em massa. Esse trabalho trouxe novas perspectivas sobre os tubarões para os alunos realizando a desmistificação dos tubarões como vilões da natureza conforme apresentado pela mídia. Ressaltando a importância de trabalhar a desmistificação os tubarões como vilões da natureza, diante do que vemos nas mídias, pois eles não são só predadores que causam incidentes nas praias, são de extrema importância para o ecossistema marinho."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "DESMISTIFICANDO, TUBARÕES, PERNAMBUCO, PRAIAS, PRAIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID52_17092018215156.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KETLEN ALVES RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "KETLEN ALVES"
    "autor_email" => "ketlendb@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

No estado de Pernambuco os tubarões têm sido frequentemente mencionados nas manchetes dos principais veículos de comunicação, devido aos atuais incidentes com tubarões que estão ocorrendo nas praias do grande Recife, onde muitas dúvidas surgem sobre a razão dos problemas de acidentes com humanos e qual o real papel desses animais no ecossistema. Observando que a forma em que a mídia divulga essas informações para população, nos traz a necessidade de entender como os estudantes reagem sobre a importância do tubarão na natureza. Surgem inúmeras duvidas como, por exemplo, O que são os tubarões? Em qual habitat eles vivem? Quais são os seus hábitos alimentares? Como e onde se reproduzem? Quais as espécies identificadas nos incidentes em Pernambuco? Este trabalho teve por objetivo desmistificar a figura dos tubarões, para alunos do ensino médio, como grandes vilões da natureza conforme apresentado pela mídia, possibilitando também apresentar a eles o conhecimento sobre o habitat, locomoção, alimentação e reprodução. Para o desenvolvimento deste trabalho, a aula foi dividida em três momentos: Uma avaliação prévia para sondar o conhecimento dos alunos, uma aula expositiva e um questionário pós aula para fins de comparação com o questionário anterior. Com a analise dos questionários observou-se que os alunos conheciam bem a classificação dos tubarões bem como seu tipo alimentar, tendo um maior número de acerto nas primeiras questões, enquanto que poucos acertos foram observados nas questões que tratam basicamente sobre o conhecimento dos acidentes com tubarões no litoral Pernambucano mostrando não conhecerem o porquê deste problema. Foi observado que os alunos possuíam de certas preconcepções em relação aos tubarões, percebemos também que de certa maneira eles tinham uma linha de pensamento próprio sobre esses ocorridos, apresentando valores absorvidos pelos meios de comunicação em massa. Esse trabalho trouxe novas perspectivas sobre os tubarões para os alunos realizando a desmistificação dos tubarões como vilões da natureza conforme apresentado pela mídia. Ressaltando a importância de trabalhar a desmistificação os tubarões como vilões da natureza, diante do que vemos nas mídias, pois eles não são só predadores que causam incidentes nas praias, são de extrema importância para o ecossistema marinho.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.