O presente trabalho vem discutir os resultados obtidos através da pesquisa de campo com abordagem quali-quantitativa, realizada com 15 estudantes da 2º série de Ensino Média em uma escola pública da cidade de Santo Antônio dos Milagres/PI. Com o objetivo de utilizar os diferentes registros de representação para a classificação de sistemas linear com duas e três variáveis com estudantes da 2° série do Ensino Médio com o auxílio do software Winplot. Nesse processo foi usado a teoria de representação semiótica, na perspectiva de representar os sistemas lineares. No entanto, foi usado uma sequência didática com intuito de mostrar aos estudantes os métodos de resolução por meio da substituição e escalonamento de modo que depois fossem capazes de realizar os procedimentos e classificá-los como sistema possível e determinado (SPD), possível e indeterminado (SPI) e impossível (SI). Os dados analisados obtidos a partir do material produzido pelos estudantes, revelam que o recurso tecnológico utilizado no decorrer das atividades produziu um efeito positivo na construção da aprendizagem dos conceitos matemáticos envolvendo sistemas lineares 2x2 e 3x3. Com esta proposta, foi possível concluir que com a utilização da representação gráfica de sistemas lineares os alunos podem construir a sua própria significação do conteúdo e compreender sobre a existência ou não de solução para os sistemas lineares apresentados. Sendo assim, os registos de representações semióticas, colaborou no procedimento de construção e significação da informação, permeando todo o procedimento de criação das atividades e, aplicação de tal modo como a análise dos dados relacionados à pesquisa.