A LUDICIDADE COMO FERRAMENTE DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46015 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1130 "inscrito_id" => 6134 "titulo" => "A LUDICIDADE COMO FERRAMENTE DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "O presente estudo teve como objetivo incentivar e despertar o interesse de alunos do 9° ano do Ensino Fundamental II, de uma escola pública estadual do município do Conde (PB), para a aprendizagem dos conteúdos de Química, através da disciplina de Ciências, com o desenvolvimento de atividades didáticas usando a metodologia Lúdica. Tal pesquisa foi desenvolvida em dois momentos: na primeira etapa ocorreu a aplicação de um pré-teste e o desenvolvimento de uma atividade lúdica (o Jogo do Dominó Químico), e na segunda etapa houve a aplicação do pós-teste, o qual foi realizado uma semana após o pré-teste e usando as mesmas questões usadas inicialmente no pré-teste. A partir dos resultados obtidos neste estudo, as atividades didáticas com metodologia lúdica podem ser uma ferramenta vantajosa para a aprendizagem de Química, porém, precisa se tornar mais frequente nas aulas, para estimular os alunos a se envolverem e participarem das atividades propostas. Conclui-se que, embora os resultados não tenham sido os esperados, uma vez que a presença da evasão escolar durante as aulas de Ciências, por parte dos alunos, atrapalhou o acompanhamento e a avaliação do processo, devido a uma diversificação de estudantes durante a aplicação do pré-teste e do pós-teste, porém, a atividade realizada contribuiu de forma positiva para o ensino-aprendizagem de alguns discentes" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, JOGO LÚDICO, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID6134_01092018120457.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA REINE PINHEIRO LIMA CUNHA" "autor_nome_curto" => "LUANA REINE" "autor_email" => "luanareine@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46015 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1130 "inscrito_id" => 6134 "titulo" => "A LUDICIDADE COMO FERRAMENTE DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "O presente estudo teve como objetivo incentivar e despertar o interesse de alunos do 9° ano do Ensino Fundamental II, de uma escola pública estadual do município do Conde (PB), para a aprendizagem dos conteúdos de Química, através da disciplina de Ciências, com o desenvolvimento de atividades didáticas usando a metodologia Lúdica. Tal pesquisa foi desenvolvida em dois momentos: na primeira etapa ocorreu a aplicação de um pré-teste e o desenvolvimento de uma atividade lúdica (o Jogo do Dominó Químico), e na segunda etapa houve a aplicação do pós-teste, o qual foi realizado uma semana após o pré-teste e usando as mesmas questões usadas inicialmente no pré-teste. A partir dos resultados obtidos neste estudo, as atividades didáticas com metodologia lúdica podem ser uma ferramenta vantajosa para a aprendizagem de Química, porém, precisa se tornar mais frequente nas aulas, para estimular os alunos a se envolverem e participarem das atividades propostas. Conclui-se que, embora os resultados não tenham sido os esperados, uma vez que a presença da evasão escolar durante as aulas de Ciências, por parte dos alunos, atrapalhou o acompanhamento e a avaliação do processo, devido a uma diversificação de estudantes durante a aplicação do pré-teste e do pós-teste, porém, a atividade realizada contribuiu de forma positiva para o ensino-aprendizagem de alguns discentes" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, JOGO LÚDICO, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID6134_01092018120457.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA REINE PINHEIRO LIMA CUNHA" "autor_nome_curto" => "LUANA REINE" "autor_email" => "luanareine@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }