Este artigo é um recorte de tese de Doutorado em Ciências da Educação, na Universidad Internacional Tres Fronteras – Asunción – PY. Consiste em estudo com o propósito de analisar as possibilidades das brincadeiras contribuírem para a iniciação científica nas situações cotidianas escolares da educação infantil, buscando compreender os percursos de aprendizagens vivenciados pelas crianças e identificar as contribuições docentes para esse fim. A investigação ocorreu em nível descritivo e se constituiu a partir da observação do cotidiano escolar e entrevistas, numa pesquisa de caráter exploratório, realizada em instituições de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Natal/RN/Brasil. No estudo se concebe o brincar como atividade inerente a infância, relevante para a aprendizagem e desenvolvimento geral da criança e para a apropriação dos diversos saberes produzidos na contemporaneidade. Foram analisadas as contribuições docentes com vista a construção dos conhecimentos das crianças a partir de práticas pedagógicas que valorizem as brincadeiras e que considerem a importância de uma formação com base científica para as crianças desde a mais tenra idade, frente as demandas de natureza social globalizada do cotidiano. Os dados foram analisados sob a luz de estudos contemporâneos e teorias sobre o brincar, infância e iniciação científica. Os resultados apontam que propostas pedagógicas que visam a iniciação científica da criança contribuem para a tomada de decisões e o estabelecimento de conexões com as demandas sociais e com os avanços científicos a partir da educação infantil.