Diante das muitas transformações, a educação vem ganhando significativo espaço em vários setores no Brasil. Surgem novas intervenções e possibilidades na Pedagogia que possibilitam o repensar do espaço pedagógico. Uma delas é a presença da informação e das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), favorecendo o aprender e aprendizagem. Com a Pedagogia Hospitalar (P.H.), constroem-se novos espaços em hospitais e clínicas, ampliando a sua atuação. O pedagogo propicia um atendimento voltado para crianças que se encontram internadas. A hospitalização é verificada como momento de grande sofrimento físico e emocional à criança, acarretando mudanças singulares na construção de sua existência. Desta forma o presente artigo busca apresentar vivências sobre a atuação do pedagogo e a utilização da informação no contexto lúdico ao processo de tratamento e cura no Hospital da Criança da Bahia, fundamentando-se em teóricos que defendem essa temática como Coadic, Capurro, Belloni, Smit e Tálamo, entre outros. A metodologia empregada baseia-se em pesquisa bibliográfica da C.I., da P.H e da Medicina Pediátria, com relato acerca de experiência sobre o uso e benefícios das TIC. Como resultados, reflete-se sobre a importância do uso da informação lúdica aliadas às TIC, no contexto hospitalar, bem como a sua relevância ao atendimento pedagógico transformador do estágio emocional e físico do paciente, visando a melhoria da qualidade de vida da criança hospitalizada. indivíduo em suprir certas demandas informacionais, sobretudo na busca do entender sua própria realidade social e cultural