A construção coletiva do paradigma da inclusão é tarefa de todos. A proposta da inclusão é superar as situações de exclusão, seja ela no meio familiar, social, na escola. Mediante a isso é necessário obter-se uma variedade de métodos e práticas, que atendam as especificidades dos educandos que fazem parte do ambiente escolar. O assunto abordado neste trabalho vem tratar sobre as práticas pedagógicas no processo de inclusão do aluno com deficiência visual. Por conta disso, é importante pensar que quando se trata de educação especial, a responsabilidade não é apenas do educador, mas sim de todos envolvidos neste processo. Não basta somente falar de inclusão social, se não é oferecido um ensino de qualidade a esses alunos, é preciso estar atento às dificuldades que apresentam, com intuito de buscar a melhoria no seu processo de ensino-aprendizagem. É preciso garantir as condições de aprendizagem cabíveis desses alunos, incluindo práticas pedagógicas significativas de modo que promova a autonomia desses educandos. A medida que a ideia de inclusão for se concretizando, junto com a socialização e a inclusão da pessoa com deficiência visual ao meio ambiente social, consequentemente as diferenças entre educação comum e educação especial serão minimizadas. Este estudo será de suma importância para o processo de ensino-aprendizagem e desenvolvimento do aluno com deficiência visual, pois se faz necessário que a escola seja um espaço transformador, buscando não apenas a aceitação do aluno com deficiência visual nas classes regulares de ensino, mas sim, fazer valer de maneira real a educação inclusiva.