A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM
Fabricia Macharet¹; Tereza Cristina²; Aleksandra Sales³; Edicléa Mascarenhas4.
¹Especialização em dificuldades de aprendizagem clínica e institucional – UERJ; E-mail: macharetfabricia@gmail.com, ²Especialização em Dificuldades de Aprendizagem Clínica e Institucional - UERJ; E-mail: te_rezacristina@hotmail.com, ³Estudante do Curso de Mestrado Profissional- CMPDI – UFF; E-mail: aleksandrasales@gmail.com, 4Docente/colaborador do Depto. de Educação - UERJ E-mail: professoraediclea.uerj@gmail.com
RESUMO
Este trabalho teve como objetivo analisar a importância do lúdico nas diversas formas de dificuldades de aprendizagem, considerando que os alunos com dificuldades de aprendizagem têm seu desenvolvimento prejudicado em sala de aula e consequentemente em seu convívio com o meio social que estão inseridos.
Palavras-chave: Lúdico, Aprendizagem, Desenvolvimento.
INTRODUÇÃO
A escolha do tema justifica-se pelo fato de que o lúdico tem seu papel significativo na dificuldade de aprendizagem, percebendo-se a necessidade de mudanças no âmbito educacional. Nesse sentido a ludicidade pode contribuir de forma significativa para o desenvolvimento do ser humano, seja ele de qualquer idade, auxiliando não só na aprendizagem, mas também no desenvolvimento social, pessoal e cultural, facilitando no processo de socialização, comunicação, expressão e construção do pensamento.
METODOLOGIA
A escolha de utilizar este método está apoiada entre outras na teoria de Piaget do desenvolvimento cognitivo que pressupõe que a inteligência se constrói a partir da ação que o indivíduo realiza através de suas experiências, constituindo-se na função assimilativa; e na teoria de Vygotsky, onde demonstrou diferenças profundas na concepção desse desenvolvimento dando maior ênfase à cultura do que a herança biológica, vista por Piaget, para o desenvolvimento cognitivo.
DISCUSSÃO
Sendo assim, temos que ter em mente que o trabalho com a ludicidade, não é um trabalho pronto, onde é possível prever os resultados antes da sua aplicação, o educador antes de tudo terá que estar ciente do que está buscando nos alunos e para que serve a atividade proposta.
CONCLUSÃO
Esperamos com este trabalho ter a oportunidade de ajudar as crianças a verem que são capazes de buscar novos conhecimentos e assim conquistar uma educação de qualidade em nossas escolas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
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"http://www.revelacaoonline.uniube.br/a2002/educacao/educador.html"- Entrevista com Rubem Alves no auditório da Associação Brasileira de Criadores de Zebu, Uberaba – SP, no dia 15/03/2002.