Este trabalho resultou de uma pesquisa realizada com 90 alunos do curso de Física-Licenciatura, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Campus Acadêmico do Agreste (CAA). Os objetivos foram: Identificar as possíveis dificuldades que os alunos possuíam para a compreensão dos conteúdos de Física abordados no curso; qual a principal estratégia adotada pelos mesmos para superar tais dificuldades; caso fossem professores, que atitudes assumiriam para combater possíveis dificuldades em seus alunos e; quais as características do(a) professor(a) que consideram inesquecível em sua vida acadêmica. Procuramos investigar, também: o que estes alunos entendiam por inteligência emocional; se consideravam o tema relevante no processo de ensino aprendizagem; como as emoções dos mesmos foram instigadas durante o tempo em que estão no curso e; como eles se sentiam como discentes. Para a realização deste artigo, utilizamos questionários com oito perguntas, nas Turmas do 2º ao 8º período do referido curso. Os resultados apontaram que grande parte dos alunos já sentiu, ao menos uma vez, dificuldades para compreender os conteúdos, e que se estivessem no lugar do Docente, a maior parte iria rever a metodologia adotada e a didática das suas aulas. Constatamos, também, que a característica do profissional docente que mais marcou os alunos foram as mais humanas, ou seja, professores que tiveram uma relação de respeito e atenção com os alunos. Destacamos que grande parte dos alunos já se sentiu abalado emocionalmente no curso, tendo afirmado que as emoções interferiam no processo de ensino-aprendizagem.