Este artigo tem a pretensão de refletir sobre a formação de professores, enquanto um dos aspectos relevantes no processo de inclusão escolar. Embora tenha como foco a formação de professores dos anos iniciais, considera-se que o processo formativo do professor nos diversos níveis e modalidades de ensino é fator importante na discussão da melhoria da educação e na construção de escolas inclusivas. A pesquisa aqui apresentada utilizou a metodologia de pesquisa exploratória, cuja tipologia baseou-se na pesquisa documental e bibliográfica. A fundamentação teórica tratou de aspectos importantes no processo formativo do professor, bem como na educação inclusiva como princípio norteador na organização escolar, com vistas à diminuição da exclusão. Neste sentido, a pesquisa privilegiou a consulta a documentos que norteiam a política de formação de professores e a política da inclusão, bem como o estudo de autores que tratam da temática de maneira aprofundada, como: Saviani (2009), Bueno (2005), Adorno (1995), Pimenta (2007), entre outros. A pesquisa identifica a formação de professores como um dos pilares da inclusão, reconhecendo que é preciso ser pensada como uma rede de formação. As instituições de Ensino Superior e a escola desempenham papel essencial no processo formativo, na medida em que garantem a reflexão no campo de futura prática profissional, por meio dos estágios supervisionados. Compreende-se que a formação de professores na perspectiva inclusiva, precisa almejar uma prática emancipatória e autônoma, estabelecendo caminhos que assegurem não só o acesso, mas a permanência e a aprendizagem de todos os alunos na escola.