BRAGA, Laianne De Sousa Miranda. A educação com ênfase na interdisciplinaridade. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/45678>. Acesso em: 05/11/2024 03:23
Em meio ao atual panorama, onde a tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço, as escolas procuram diferentes meios para transmitir a aprendizagem de forma significativa. Nessa perspectiva surge a educação com ênfase no ensino interdisciplinar, como nova práxis pedagógica. Esse novo modelo não significa a substituição das atuais disciplinas do currículo escolar, pelo contrário, busca incentivar o intercâmbio de relação entre estas, onde um conteúdo pode ser abordado de forma dinâmica em diferentes disciplinas, sem, no entanto, descaracterizar o tema estudado. Como resultado observou-se um crescente uso dessa nova abordagem, o que provoca uma crescente valorização do ensino, pois a partir das práticas interdisciplinares, os professores podem intercambiar informações e dialogar sobre seus próprios modelos educacionais e práticas de estudo, sobre o “fazer pedagógico”. A interdisciplinaridade pode reformar a sociedade, pois estreita os laços entre docentes e discentes, abrangendo a educação e possibilitando mudanças sociais.