O projeto de intervenção intitulado “A diversidade Étnicos-Raciais: uma articulação entre currículo e Projeto Político Pedagógico da Escola Ana Rita de Cássia”, teve como seu principal objetivo, a observação das práticas pedagógicas com as relações Étnico-Raciais na escola e sua interação com os alunos. A educação brasileira tem sido apontada, pelas pesquisas oficiais e acadêmicas, assim como pelos movimentos sociais e, em especial, pelo Movimento Negro, como um espaço e tempo no qual persistem históricas desigualdades sociais e raciais. Esta situação exige do Estado à adoção de políticas e práticas de superação do racismo e da desigualdade racial na educação, as quais começam nas series iniciais, um dos objetivos do projeto seria captar na escola práticas pedagógicas que se relacionassem com as mudanças nas normativas que foram realizadas desde 2003, modificado pelas Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que situam as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos níveis e modalidades da Educação Brasileira, ou seja, para os níveis da Educação Básica e respectivas etapas, incluindo Educação Infantil.