RODRIGUES, Thallys De Oliveira. A criança e o processo de escolarização. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/45631>. Acesso em: 22/11/2024 22:00
Nem sempre foi fácil ser criança e por isso, trouxemos discussões acerca do desafio enfrentado pelas crianças ao longo dos séculos. Diante de tal situação percebemos que há de fato uma necessidade pela valorização e reconhecimento da criança como tal para que seja possível compreender todo seu processo, sublinhando a importância do cuidar e do educar infantil. A metodologia de estudo adotada foram pesquisas, fatos históricos e trabalhos realizados que comprovam a dificuldade em entender a criança em todo o seu processo, e para isso foi preciso não apenas buscar a origem, mas a continuidade do processo de evolução das concepções que envolvem o ser criança, ou seja, as conquistas sobre a infância até o primeiro contato da criança na escola. Consideramos que a evolução é contínua, sendo fundamental o conhecimento deste processo por parte dos profissionais que atuam no contexto educacional infantil para melhor desenvolver projetos, de modo a facilitar o trabalho pedagógico e, consequentemente, garantir e propiciar o crescimento integrado da criança à sociedade contemporânea.