Capoeira faz parte da cultura de um povo, e essa herança cultural dá-se pelos elementos utilizados dentro de um processo de transformação social. O objetivo deste trabalho é investigar de que maneira a Capoeira pode contribuir para o desenvolvimento pleno do educando tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades na formação de atitudes e valores na perspectiva da inclusão social na educação básica e, consequentemente visando à formação e a ação docente em múltiplos contextos na área da Educação Física. Através de uma análise qualitativa, bibliográfica e baseada em observações participantes com crianças do 3º Ano do Ensino Fundamental I, cujas atividades são desenvolvidas no Centro Comunitário da Paz (COMPAZ) no Alto de Santa Terezinha – Recife/PE. É inegável contestar que a Capoeira vem construindo seu papel de destaque dentro da comunidade escolar e construindo afirmações de identidade. Em todo o Brasil, a Capoeira vem ocupando destaque neste contexto e contribuindo para o avanço da inclusão social. A inclusão social revela níveis de conhecimento sobre a cultura, às práticas sociais e resgate e resistência da cultura afro-brasileira numa relação mútua. Entrelaçar a Capoeira dando enfoque nos fatores pedagógicos é de suma importância para a formação acadêmica do professor de Capoeira e sua contribuição no ensino da mesma para a inclusão social, o resgate da cidadania e apreço à tolerância.