O artigo se intitula como “A capacitação multifacetada da formação docente e a prática instrutiva que se objetiva em exprimir a práxis educativa e as formas do professor munir-se de ferramentas multifacetadas de aprimoramento do seu ensino em função de erigir uma epistemologia concreta e evolutiva. No cerne da pesquisa, o trabalho propõe informações sobre a formação do professor em uma análise de congressos e de observações do estágio supervisionado. Os resultados propostos foram de grande valia para o aprimoramento da prática educacional e métodos neófitos do professor capacitar-se com uma nova resolução metódica. O artigo resultou que algumas questões postuladas no decorrer do trabalho, devem ser moldadas para uma eficácia do ensino-aprendizagem e a importância do professor ser pesquisador para que alimente a sua ciência e o conhecimento se permeie no antro educacional. Formulando essas questões, o artigo resulta peremptoriamente que a junção desses fatores e práticas, dentro do exercício e atribuições profissionais do professor, dará início ou continuidade de sua identidade profissional.