O objetivo deste trabalho é apresentar a experiência de ter participado do projeto integrador Mulheres nos Inhamuns: narrativas e silêncios. Elaborado por professores do Instituto Federal do Ceará no Campus Tauá e colocado em prática, a partir da experiência interdisciplinar de pesquisa, por alunas e alunos do curso técnico integrado em Redes de Computadores. Tendo como proposta aproximar os/as alunos/as da história e do protagonismo e relevência social das mulheres da região dos Inhamuns/CE, o trabalho foi realizado no primeiro semestre letivo de 2018 e serviu como atividade qualitativa para nove disciplinas do curso. Nessa perspectiva, o Projeto, em um contexto integrador, viabilizou/oportunizou aos discentes envolvidos a aproximação com diversas áreas do conhecimento. No que tange à realização de pesquisas acerca do contexto histórico feminino, foram designadas às turmas envolvidas o delineamento dos campos sociais concernentes ao local, uma vez que, em um âmbito de carência de ciência e compreensão da relevância e protagonismo da personalidade feminina na região, a construção e aperfeiçoamento de informações e obtenção de dados da pesquisa, tornou-se de extrema importância para a formação de indivíduos capazes conhecer a história local e a utilização desse mecanismo para a transmissão de referenciais históricos para a sociedade tauaense e da região dos Inhamuns.