BEZERRA, Rosilda Alves et al.. . Anais VII ENLIJE... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/45473>. Acesso em: 23/11/2024 17:29
O presente trabalho tem o objetivo de apresentar as produções literárias infanto-juvenis publicadas pela Editora Kapulana no Brasil, especificamente a partir de 2015, da série “Contos de Moçambique”, criada por meio de um projeto de colaboração entre a “Escola Portuguesa de Moçambique” e a “Fundació Contes pel Món”, de Barcelona, Espanha. A partir do projeto de pesquisa sobre as Literaturas Africanas infanto-juvenil na lei 10.639/03, a série destaca os contos da tradição oral de Moçambique, sendo que para esse trabalho são utilizados cinco livros. A série abarca o universo literário de Moçambique, o que possibilitará um aprendizado sobre as produções e especificidades histórico-culturais e político-sociais desse país. Com esse projeto pretende-se apresentar as obras dos autores moçambicanos da produção infanto-juvenil na contemporaneidade, assim como possibilitar as discussões em torno das disparidades raciais, questões sociais e problematização acerca de estereótipos que somente apresentam uma única história a respeito desse tipo de publicação. A leitura do texto literário moçambicano representa uma ação afirmativa, que visa a revisão da qualidade das relações étnico-raciais no Brasil e África. Após selecionados autores e obras das Literaturas Africanas Infanto-juvenil, com a inclusão de apresentações de leituras analíticas dos textos literários, aplicados na sala de aula do PROFLETRAS. Serão abordadas algumas características comuns à sua gênese bem como vários temas que as norteiam de modo transversal, demonstrando-se, todavia, particularidades do contexto específico de cada uma delas e destacando-se certos autores e textos, considerados mais relevantes. Para a sua realização se faz necessária uma pesquisa de sondagem bibliográfica, tendo em vista situar-nos nas diretrizes teórico metodológicas que dizem respeito aos estudos literários em questão. Nessa perspectiva, nos reportaremos aos estudos das literaturas africanas infanto-juvenis: Coelho (2010), Zilberman (1982), Oliveira (2009; 2010; 2014; 2016), Gregorin Filho (2014), Secco (2007), khède (1990), Ribeiro (1999), entre outros.