, Mariasuelydacosta et al.. Cordéis infantis: questões do cotidiano em cena. Anais VII ENLIJE... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/45320>. Acesso em: 23/11/2024 18:13
O objetivo deste estudo está em mostrar parte de uma pesquisa que analisa em textos de cordéis infantis, de autoria de Jarid Arraes, com foco para as formas de representações identitárias e de luta/resistência postas em evidência frente às formas de exploração, preconceito e discriminação em questões presentes no cotidiano. A leitura é essencial para construção da personalidade e para o desenvolvimento intelectual, ético e estético da criança como ser humano. Para tanto, fará parte, dessa dinâmica de análise, a construção discursiva em função da concepção e reconhecimento das diversidades étnico-racial e de gênero. De caráter analítico-interpretativo, este estudo se norteia pelos paradigmas da pesquisa qualitativa (LAKATOS, 1991). Para a sua realização, fez-se necessária uma pesquisa de caráter exploratório bibliográfico, tendo em vista situar-nos nas diretrizes teórico-metodológicas que dizem respeito à literatura infantil e popular, à representação social, identidade, gênero e etnia. Nessa perspectiva, nos reportaremos aos estudos de Silva (2006), Telles (2003), Cascudo (2001), Hall (2003), Louro (1997), Braga (2007), Proença Filho (2004), Magalhães (2005), Zilberman (1998), dentre outros. O texto literário é portador de muitos sentidos e significados, e traz em si, elementos importantes para a formação dos indivíduos. Quando entramos em contato com a literatura, aguçamos a nossa imaginação, afetividade, incertezas, questionamentos sobre a vida e o mundo. Sendo assim, a escola tem como um de seus papéis fundamentais a formação do leitor, e os textos literários são de extrema importância para auxiliar nessa construção, pois nela a criança ocupa o espaço privilegiado de acesso à leitura crítica. Em sala de aula, é pertinente que o professor introduza na sua prática pedagógica a literatura infantil e que a mesma disponha de informação que venha a contribuir para o desenvolvimento da criança, estimulando o aluno a buscar diferentes caminhos para as resoluções de problemas.