O ensino de gêneros literários pautados somente em suas genologias tem sido objeto de estudo, visando a busca de uma aprendizagem eficaz através de uma arquitextualidade advinda da associação de textos literários a elementos estéticos e culturais, por parte do alunado. Não é a teoria que deve ser revista, mas sim, as práticas pedagógicas. A aula de literatura, no presente, obedece a um contrato disciplinar previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que elenca os conteúdos necessários à formação de leitores em território nacional. Partindo do pressuposto de que o letramento literário não está sendo transmitido de maneira efetiva aos alunos, a presente comunicação busca, a partir de uma análise fundamentada no currículo atual trazido na BNCC (Sacristán, 1998), analisar as técnicas de ensino que estão sendo utilizadas para com a leitura do gênero crônica em sala de aula e assim, com base em Santos (2004) e Vieira (2015), investigar a problemática existente sobre o ensino específico da crônica em classe a fim de conceber um modo de ensino com nível de aprendizagem satisfatório.