A presente pesquisa tem por objetivo discutir sobre a poesia de Mário Quintana no ensino-aprendizagem de alunos. Para atingir esse objetivo refletiu sobre a importância da poesia no ensino da literatura, bem como compreendeu que parte dos professores e alunos, de fato por terem visões equivocadas não gostam de lê poesias. Partindo de pressupostos teóricos, foi realizado um estudo bibliográfico nas teorias de Bordini (1986), Lajolo & Zilberman (1985), Quintana (1997), Ramos (2004), entre outros. Resultados deste estudo apresentaram que no contexto contemporâneo da escola, a poesia trabalhada dentro de sala de aula é desvalorizada, compreendendo que o trabalho ministrado com poemas específicos muitas vezes são analisados como um pretexto formal e gramatical. Esperar-se que a partir das reflexões observadas e das discussões realizadas no estudo dos teóricos pesquisados sobre essa temática que tanto alunos quanto professores valorizem os poemas no ensino-aprendizagem, ministrando um trabalho educacional, em função das atividades poéticas e literárias.