No mundo contemporâneo educadores acreditam que no cotidiano da Educação Infantil, não exista qualquer tipo de racismo, preconceito ou discriminação, já que, as crianças encontram-se na fase enfant. Porém, é no dia a dia de creches e pré-escolas que ocorrem práticas racistas e discriminatórias entre os diversos pares. Não obstante, até o presente ano de 2018, percebemos que a ausência de conhecimento sobre as relações étnico-raciais no contexto educacional da Educação Infantil manifesta-se como um grande desafio para professores. E diante das dificuldades enfrentadas por alguns docentes no tocante a introdução da questão étnico-racial no contexto escolar infantil, acreditamos que seja necessário empenhar-se em fomentar mais sobre a temática. Todavia, este trabalho objetiva discutir sobre as relações étnico-raciais no cotidiano da criança negra na Educação Infantil sob a ótica do racismo, do preconceito e da discriminação. Utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa do tipo bibliográfico, visando o estudo e a análise de documentos oficiais de domínio científico mediante a contribuição de diversos autores sobre a temática étnico-racial. Como referencial teórico os estudos baseiam-se em: Aríes (1981), Cavalleiro (1998), Gomes (2005), Munanga (2005) e dentre outros. Então, podemos notar através das discussões apresentadas nesta pesquisa, que o racismo e o preconceito se faz presente desde cedo nas instituições infantis seja implicitamente ou explicitamente. Por isso, torna-se essencial que o professor se sensibilize diante da questão étnico-racial no intuito de contribuir para a transformação de um cotidiano infantil igualitário que respeite e valorize as diversas etnias que perpassam o espaço da escola.