REDE DE APOIO A INCLUSÃO ESCOLAR: O QUE DIZEM AS MÃES DE DUAS CRIANÇAS AUTISTAS
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45008 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 215 "inscrito_id" => 95 "titulo" => "REDE DE APOIO A INCLUSÃO ESCOLAR: O QUE DIZEM AS MÃES DE DUAS CRIANÇAS AUTISTAS" "resumo" => "Este artigo é parte de uma pesquisa em andamento intitulada “Rede De Apoio e Habilitação de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: uma possibilidade para o desenvolvimento de alunos Autistas”, no Programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté – UNITAU. A partir de uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo, configurada como um estudo de caso de dois alunos com Transtorno do Espectro Autista matriculados em uma escola municipal em uma cidade no litoral norte paulista que tem a ela articulada uma Rede de apoio a Inclusão, buscou neste estudo entender o processo de inclusão escolar de dessas crianças sob a perspectiva de suas mães. Diante disto, o objetivo deste trabalho é socializar os relatos de duas mães sobre a importância de uma Rede de Apoio a Inclusão no processo de inclusão de seus filhos Autistas na escola. Para coleta de dados, utilizou-se como instrumento entrevistas semiestruturadas realizadas individualmente com as mães. Essas mães se dispuseram a contribuir com esta pesquisa, narrando o processo de descoberta do TEA e todos os desdobramentos decorrentes do processo de inclusão de seus filhos na escola. Seguindo-se a abordagem qualitativa, utilizou-se o software Iramuteq para a organização dos dados em classes, as quais foram posteriormente analisadas pela pesquisadora, a partir da leitura e releitura dos relatos a luz dos estudos desenvolvidos principalmente pelos autores Lev Vygotsky, Leo Buscaglia e as Leis, Decretos e Documentos que trazem diretrizes para a Educação Inclusiva. Após a utilização desta ferramenta, foram elencadas cinco classes, respectivamente nomeadas como: “Luto”, “Aceitação”, “Principais características e Potencialidades”, “Desafios” e “Possibilidades e Conquistas”. Por intermédio das análises realizadas, desvelou-se que estas vivências são permeadas por descobertas, renúncias, lutas, angústias, perdas e conquistas. Essas mães atribuem grande importância, para o processo de inclusão de seus filhos, os atendimentos especializados que as crianças recebem, sendo eles psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e Atendimento Educacional Especializado e que as mães participantes desta pesquisa assumem, com amor, uma condição de dedicação na luta por direitos e tem na escola uma possibilidade primordial para o desenvolvimento de seus filhos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-11 - DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "palavra_chave" => "RELATO DE MÃES DE CRIANÇAS AUTISTAS, INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS, REDE DE APOIO A INCLUSÃO ESCOLAR, TEA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD4_SA13_ID95_08072018114808.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA PIMENTEL MACHADO GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "CAMILA PIMENTEL" "autor_email" => "machado_goncalves@yahoo.c" "autor_ies" => "UNITAU" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45008 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 215 "inscrito_id" => 95 "titulo" => "REDE DE APOIO A INCLUSÃO ESCOLAR: O QUE DIZEM AS MÃES DE DUAS CRIANÇAS AUTISTAS" "resumo" => "Este artigo é parte de uma pesquisa em andamento intitulada “Rede De Apoio e Habilitação de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: uma possibilidade para o desenvolvimento de alunos Autistas”, no Programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté – UNITAU. A partir de uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo, configurada como um estudo de caso de dois alunos com Transtorno do Espectro Autista matriculados em uma escola municipal em uma cidade no litoral norte paulista que tem a ela articulada uma Rede de apoio a Inclusão, buscou neste estudo entender o processo de inclusão escolar de dessas crianças sob a perspectiva de suas mães. Diante disto, o objetivo deste trabalho é socializar os relatos de duas mães sobre a importância de uma Rede de Apoio a Inclusão no processo de inclusão de seus filhos Autistas na escola. Para coleta de dados, utilizou-se como instrumento entrevistas semiestruturadas realizadas individualmente com as mães. Essas mães se dispuseram a contribuir com esta pesquisa, narrando o processo de descoberta do TEA e todos os desdobramentos decorrentes do processo de inclusão de seus filhos na escola. Seguindo-se a abordagem qualitativa, utilizou-se o software Iramuteq para a organização dos dados em classes, as quais foram posteriormente analisadas pela pesquisadora, a partir da leitura e releitura dos relatos a luz dos estudos desenvolvidos principalmente pelos autores Lev Vygotsky, Leo Buscaglia e as Leis, Decretos e Documentos que trazem diretrizes para a Educação Inclusiva. Após a utilização desta ferramenta, foram elencadas cinco classes, respectivamente nomeadas como: “Luto”, “Aceitação”, “Principais características e Potencialidades”, “Desafios” e “Possibilidades e Conquistas”. Por intermédio das análises realizadas, desvelou-se que estas vivências são permeadas por descobertas, renúncias, lutas, angústias, perdas e conquistas. Essas mães atribuem grande importância, para o processo de inclusão de seus filhos, os atendimentos especializados que as crianças recebem, sendo eles psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e Atendimento Educacional Especializado e que as mães participantes desta pesquisa assumem, com amor, uma condição de dedicação na luta por direitos e tem na escola uma possibilidade primordial para o desenvolvimento de seus filhos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-11 - DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "palavra_chave" => "RELATO DE MÃES DE CRIANÇAS AUTISTAS, INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS, REDE DE APOIO A INCLUSÃO ESCOLAR, TEA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD4_SA13_ID95_08072018114808.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA PIMENTEL MACHADO GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "CAMILA PIMENTEL" "autor_email" => "machado_goncalves@yahoo.c" "autor_ies" => "UNITAU" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }