CONTAÇÃO DE HISTÓRIA INCLUSIVA, PROJETO “CONTAGEO: UMA AVENTURA ÀS CEGAS”
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 44477 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 766 "inscrito_id" => 2771 "titulo" => "CONTAÇÃO DE HISTÓRIA INCLUSIVA, PROJETO “CONTAGEO: UMA AVENTURA ÀS CEGAS”" "resumo" => "O referido trabalho realiza uma abordagem acerca da contação de história inclusiva voltada para o público infantil. Pois, no contexto atual é necessário discutir práticas inclusivas que perpassem modificações que vão desde a educação infantil até o ensino superior. Nessa perspectiva foi desenvolvido o projeto na Universidade Regional do Cariri (URCA) intitulado “CONTAGEO: Uma Aventura às Cegas”, que tem como objetivo apresentar uma visão diferenciada em relação à pessoa com deficiência, apresentando para eles uma história onde a personagem principal é cega. Uma libélula cega que faz uma viagem para conhecer os Geossítios da Região do Cariri. Quebrando a ideia de diferença, levando uma percepção de igualdade e de capacidade. Desenvolvendo através da contação de história, a importância da inclusão e entender as possibilidades de percepção e desenvolvimento de uma pessoa com deficiência visual e entender a necessidade de preservação dos Geossítios presentes na região. Para execução do projeto utilizamos os respectivos materiais: Datashow, notebook, gesso para a construção das réplicas de fósseis da libélula, vendas, tintas, água, pó xadrez, corante nas cores marrom e amarelo e pincéis. Na experiência inclusiva, tivemos momentos envolvendo a contação de história para os alunos do Ensino Fundamental, visando o desenvolvimento de práticas de inclusão e sensibilização. Os encontros aconteceram no Centro de Interpretação e Educação Ambiental (CIEA), localizado no parque de exposições Pedro Felício Cavalcante no município de Crato-CE. Com o projeto buscamos sensibilizar o público infantil, bem como a concepção de igualdade e a compreensão acerca das riquezas naturais locais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "palavra_chave" => "CONTAÇÃO, DEFICIÊNCIA VISUAL, INCLUSÃO, GEOPARK ARARIPE, GEOPARK ARARIPE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA6_ID2771_09082018202025.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IANARA RAINE MARTINS MOTA" "autor_nome_curto" => "IANARA" "autor_email" => "ianararayne@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 44477 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 766 "inscrito_id" => 2771 "titulo" => "CONTAÇÃO DE HISTÓRIA INCLUSIVA, PROJETO “CONTAGEO: UMA AVENTURA ÀS CEGAS”" "resumo" => "O referido trabalho realiza uma abordagem acerca da contação de história inclusiva voltada para o público infantil. Pois, no contexto atual é necessário discutir práticas inclusivas que perpassem modificações que vão desde a educação infantil até o ensino superior. Nessa perspectiva foi desenvolvido o projeto na Universidade Regional do Cariri (URCA) intitulado “CONTAGEO: Uma Aventura às Cegas”, que tem como objetivo apresentar uma visão diferenciada em relação à pessoa com deficiência, apresentando para eles uma história onde a personagem principal é cega. Uma libélula cega que faz uma viagem para conhecer os Geossítios da Região do Cariri. Quebrando a ideia de diferença, levando uma percepção de igualdade e de capacidade. Desenvolvendo através da contação de história, a importância da inclusão e entender as possibilidades de percepção e desenvolvimento de uma pessoa com deficiência visual e entender a necessidade de preservação dos Geossítios presentes na região. Para execução do projeto utilizamos os respectivos materiais: Datashow, notebook, gesso para a construção das réplicas de fósseis da libélula, vendas, tintas, água, pó xadrez, corante nas cores marrom e amarelo e pincéis. Na experiência inclusiva, tivemos momentos envolvendo a contação de história para os alunos do Ensino Fundamental, visando o desenvolvimento de práticas de inclusão e sensibilização. Os encontros aconteceram no Centro de Interpretação e Educação Ambiental (CIEA), localizado no parque de exposições Pedro Felício Cavalcante no município de Crato-CE. Com o projeto buscamos sensibilizar o público infantil, bem como a concepção de igualdade e a compreensão acerca das riquezas naturais locais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "palavra_chave" => "CONTAÇÃO, DEFICIÊNCIA VISUAL, INCLUSÃO, GEOPARK ARARIPE, GEOPARK ARARIPE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA6_ID2771_09082018202025.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IANARA RAINE MARTINS MOTA" "autor_nome_curto" => "IANARA" "autor_email" => "ianararayne@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }