PSICOPEDAGOGIA E OS PRINCIPAIS DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM: DISLEXIA, DISORTOGRAFIA, DISGRAFIA E DISCALCULIA. AUTORA: PAULA MIQUELINE TOSCANO MELQUÍADES; CO-AUTORA (1): MÁRCIA GEAM OLIVEIRA ALVES
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45002 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 737 "inscrito_id" => 2785 "titulo" => "PSICOPEDAGOGIA E OS PRINCIPAIS DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM: DISLEXIA, DISORTOGRAFIA, DISGRAFIA E DISCALCULIA. AUTORA: PAULA MIQUELINE TOSCANO MELQUÍADES; CO-AUTORA (1): MÁRCIA GEAM OLIVEIRA ALVES" "resumo" => """ Resumo: Este trabalho terá a função de discutir o papel do psicopedagogo em indivíduos em fase escolar com dificuldades de aprendizagem. Para isso, faremos um percurso sobre a história da psicopedagogia no Brasil e suas contribuições para estes indivíduos com distúrbios de aprendizagem. Dessa forma, este trabalho será uma revisão teórica de como a psicopedagogia chegou ao Brasil, tendo surgido os primeiros cursos a partir dos anos 60/70 e se multiplicaram na década de 90, entrando de forma clandestina por intermédio de seus exilados políticos. A Psicopedagogia constituiu-se sob um enfoque médico-pedagógico e com um caráter mais prático do que o acadêmico, e apenas no fim do ano de 1979, foi criado no instituto sedes Sapientiae, em São Paulo, o primeiro curso de especialização o psicopedagogo é envolvido com a aprendizagem humana, que congrega conhecimentos de diversas áreas intervindo neste processo, seja para potencializá-lo ou para amenizar dificuldades, atendendo as necessidades individuais de aprendizagem. Já a teoria da aprendizagem significativa é uma teoria cognitivista preocupada com o modo como as pessoas percebem, aprendem, recordam e pensam sobre a informação. A teoria citada procura explicar os mecanismos internos que ocorrem na mente humana com relação ao aprendizado e à estruturação do conhecimento. Como objetivo geral entender as contribuições da Psicopedagogia para alunos com dificuldades de aprendizagem. Já para os objetivos específicos: descrever um breve processo histórico da Psicopedagogia no Brasil; fazer um breve percurso sobre os teóricos da psicopedagogia para compreender o processo de ensino-aprendizagem. Como aspectos metodológicos iremos abordar as principais dificuldades de aprendizagem e as possíveis intervenções que devem ser realizadas para garantir o melhor desempenho cognitivo do aluno. \r\n \r\n Palavras-chave: psicopedagogia; distúrbios de aprendizagem; intervenção psicopedagógica """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-19 - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "PSICOPEDAGOGIA;, DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM;, INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA23_ID2785_07082018172918.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULA MIQUELINE TOSCANO MELQUÍADES" "autor_nome_curto" => "PAULA TOSCANO" "autor_email" => "paulamtoscano@hotmail.com" "autor_ies" => "PREFEITURA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45002 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 737 "inscrito_id" => 2785 "titulo" => "PSICOPEDAGOGIA E OS PRINCIPAIS DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM: DISLEXIA, DISORTOGRAFIA, DISGRAFIA E DISCALCULIA. AUTORA: PAULA MIQUELINE TOSCANO MELQUÍADES; CO-AUTORA (1): MÁRCIA GEAM OLIVEIRA ALVES" "resumo" => """ Resumo: Este trabalho terá a função de discutir o papel do psicopedagogo em indivíduos em fase escolar com dificuldades de aprendizagem. Para isso, faremos um percurso sobre a história da psicopedagogia no Brasil e suas contribuições para estes indivíduos com distúrbios de aprendizagem. Dessa forma, este trabalho será uma revisão teórica de como a psicopedagogia chegou ao Brasil, tendo surgido os primeiros cursos a partir dos anos 60/70 e se multiplicaram na década de 90, entrando de forma clandestina por intermédio de seus exilados políticos. A Psicopedagogia constituiu-se sob um enfoque médico-pedagógico e com um caráter mais prático do que o acadêmico, e apenas no fim do ano de 1979, foi criado no instituto sedes Sapientiae, em São Paulo, o primeiro curso de especialização o psicopedagogo é envolvido com a aprendizagem humana, que congrega conhecimentos de diversas áreas intervindo neste processo, seja para potencializá-lo ou para amenizar dificuldades, atendendo as necessidades individuais de aprendizagem. Já a teoria da aprendizagem significativa é uma teoria cognitivista preocupada com o modo como as pessoas percebem, aprendem, recordam e pensam sobre a informação. A teoria citada procura explicar os mecanismos internos que ocorrem na mente humana com relação ao aprendizado e à estruturação do conhecimento. Como objetivo geral entender as contribuições da Psicopedagogia para alunos com dificuldades de aprendizagem. Já para os objetivos específicos: descrever um breve processo histórico da Psicopedagogia no Brasil; fazer um breve percurso sobre os teóricos da psicopedagogia para compreender o processo de ensino-aprendizagem. Como aspectos metodológicos iremos abordar as principais dificuldades de aprendizagem e as possíveis intervenções que devem ser realizadas para garantir o melhor desempenho cognitivo do aluno. \r\n \r\n Palavras-chave: psicopedagogia; distúrbios de aprendizagem; intervenção psicopedagógica """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-19 - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "PSICOPEDAGOGIA;, DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM;, INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA23_ID2785_07082018172918.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULA MIQUELINE TOSCANO MELQUÍADES" "autor_nome_curto" => "PAULA TOSCANO" "autor_email" => "paulamtoscano@hotmail.com" "autor_ies" => "PREFEITURA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }