UMA REFLEXÃO SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45107 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 806 "inscrito_id" => 224 "titulo" => "UMA REFLEXÃO SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "resumo" => "O presente artigo, apresenta por tema gerador: “A Avaliação da Aprendizagem na Educação Inclusiva”, abordando a inerente necessidade de acolhimento humano e educacional das diferentes especificidades de ensino e aprendizagem dos educandos, contribuindo assim para o desenvolvimento efetivo da avaliação da aprendizagem inclusiva, contundente a todos os aspectos de formação humana. Tendo em vista que existem as práticas educacionais excludentes, referentes ao ato avaliativo dos processos de ensino e aprendizagem. O trabalho foi construído a partir da pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, tendo por aporte teórico estudiosos como, Paulo Freire, Cipriano Luckesi, Jussara Hoffmann, Fonseca e Lembo, a partir destes, objetivamos compreender de forma reflexiva o ato docente em avaliar a aprendizagem dos alunos na educação inclusiva brasileira, visto que atualmente, muitos professores tem direcionado seu foco avaliativo mais para a inspeção e quantificação de erros, esquecendo-se de levar em consideração os avanços conquistados pelos alunos em meio ao processo de ensino. Os resultados do trabalho apontam para a constante necessidade de se repensar enquanto sujeito docente a amplitude social do ato avaliativo na educação inclusiva, não limitando a aprendizagem do aluno a erros e acertos constatados em provas e quantificados em notas, visto que, refletir verdadeiramente sobre o ato avaliativo na educação inclusiva exige do docente sensibilidade pedagógica, atenção para as especificidades e avanços discentes, empatia, desejo que outro aprenda e disponibilidade em aprender junto e para o outro. Tais características possibilitam ao professor e aluno desenvolver caminhos metodológicos avaliativos no percurso de ensino e aprendizagem que lhes sejam significativos e prazerosos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-03 - CURRÍCULO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "palavra_chave" => "ENSINO- APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA3_ID224_10082018201950.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAIZA KAMILA DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "LAIZA KAMILA" "autor_email" => "laysa_kamilla@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45107 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 806 "inscrito_id" => 224 "titulo" => "UMA REFLEXÃO SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "resumo" => "O presente artigo, apresenta por tema gerador: “A Avaliação da Aprendizagem na Educação Inclusiva”, abordando a inerente necessidade de acolhimento humano e educacional das diferentes especificidades de ensino e aprendizagem dos educandos, contribuindo assim para o desenvolvimento efetivo da avaliação da aprendizagem inclusiva, contundente a todos os aspectos de formação humana. Tendo em vista que existem as práticas educacionais excludentes, referentes ao ato avaliativo dos processos de ensino e aprendizagem. O trabalho foi construído a partir da pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, tendo por aporte teórico estudiosos como, Paulo Freire, Cipriano Luckesi, Jussara Hoffmann, Fonseca e Lembo, a partir destes, objetivamos compreender de forma reflexiva o ato docente em avaliar a aprendizagem dos alunos na educação inclusiva brasileira, visto que atualmente, muitos professores tem direcionado seu foco avaliativo mais para a inspeção e quantificação de erros, esquecendo-se de levar em consideração os avanços conquistados pelos alunos em meio ao processo de ensino. Os resultados do trabalho apontam para a constante necessidade de se repensar enquanto sujeito docente a amplitude social do ato avaliativo na educação inclusiva, não limitando a aprendizagem do aluno a erros e acertos constatados em provas e quantificados em notas, visto que, refletir verdadeiramente sobre o ato avaliativo na educação inclusiva exige do docente sensibilidade pedagógica, atenção para as especificidades e avanços discentes, empatia, desejo que outro aprenda e disponibilidade em aprender junto e para o outro. Tais características possibilitam ao professor e aluno desenvolver caminhos metodológicos avaliativos no percurso de ensino e aprendizagem que lhes sejam significativos e prazerosos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-03 - CURRÍCULO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "palavra_chave" => "ENSINO- APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA3_ID224_10082018201950.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAIZA KAMILA DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "LAIZA KAMILA" "autor_email" => "laysa_kamilla@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }