Este trabalho tem por objetivo reconhecer e promover a importância da leitura
como objeto de múltiplos benefícios para a convivência social, enaltecendo sua importância e
revelando uma grande preocupação para a sociedade contemporânea. Com o advento das novas
tecnologias, a falta de gosto pela leitura torna-se um problema que precisa ser debatido e encarado
de frente, para que possíveis soluções possam ser lançadas a fim de sanar ou amenizar a
inferiorização da leitura de vários gêneros textuais e, em específico, a do texto literário, entre eles,
os folhetos de cordel, de uma perspectiva meramente instrumental que desconsidera a possibilidade
da leitura como algo bom e prazeroso para o educando. Diante desta problemática, vislumbra-se a
construção de pontes entre a literatura de cordel e as novas tecnologias, tão próximas dos/as
alunos/as. A experiência visou promover o diálogo entre as práticas leitoras e as tecnologias, a
partir da intervenção em dois grupos de mesma série, de escolas diferentes, aplicando-se o mesmo
conteúdo. No grupo de controle, foram feitas apenas observações para analisarmos as variantes de
engajamento, participação e etc. No grupo de estudo, promovemos momentos de leitura de cordel,
releituras e discussões acerca de problemas sociais que pudessem ser solucionados a partir de ações
em consonância com as tecnologias e a leitura de folheto de cordel. Realizadas essas ações com
folhetos e o suporte do jogo sério, comparou-se as práticas que um grupo e outro vinham
desenvolvendo, revelando que o grupo de estudo que participou das ações de leitura e experiências
tecnológicas de jogos sérios, demonstrou um despertar pra questões sociais, desencadeando um
interesse pela literatura de cordel.