Este trabalho tem como objetivo discutir os Estudos Sobre a Deficiência (Disability Studies), doravante ESD, para problematizar o ofício profissional do ledor no sentido de concretizar políticas e práticas inclusivas nas universidades brasileiras. Baseando-se na desconstrução de Jacques Derrida como referencial teórico-metodológico, o texto discute os traços fundamentais dos ESD, enfatizando a tensão provocada pelos textos de Tom Shakespeare, os seus principais intelectuais e ideias e tenta aplicá-las ao ofício de ledor, desempenhado junto à Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas e Ações Inclusivas, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, campus de Natal (DAIN/UERN/CAN). Desse estudo de caso, aparecem como resultados a necessidade de o ledor ser também um pesquisador atento às questões sociais, ser um propositor de ideias de intervenção pedagógica e um elo para a institucionalização dos contatos. Nas considerações finais, são apontadas a redefinição das atribuições profissionais do ledor, a busca pela regulamentação da profissão e a reafirmação do influxo das Humanidades para a compreensão das pessoas com deficiência em sociedade.