O CURRÍCULO NA PERSPECTIVA DE INCLUSÃO E VALORIZAÇÃO
DA VIDA
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Nessa perspectiva, este artigo objetiva analisar o currículo refletindo acerca\r\n de valores, respeito à diversidade e valorização da vida para que se tenha um ensino-aprendizagem\r\n mais dinâmico e significativo. O procedimento metodológico utilizado é de natureza qualitativa,\r\n consistindo em pesquisa bibliográfica exploratória. Foram analisados textos/documentos, tais como o\r\n Plano Nacional de Educação (PNE) de 2014-2024, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional\r\n (LDB/2014), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e Base Nacional Comum Curricular\r\n (BNCC), à luz de estudiosos como Elizabeth Macedo (2017), Amélia Hamze (2012) e Nelson de Luca\r\n Pretto (1997). Com o estudo, percebe-se a importância de tomarmos consciência de que a escola que\r\n almejamos para alunos e para a comunidade em geral é aquela que se apresenta de forma integral,\r\n privilegiando aprendizagens, os sentidos da vida, que se moderniza de forma a acompanhar as\r\n mudanças da sociedade, os processos tecnológicos, onde todos contribuem e desempenham suas\r\n funções como construtores e detentores do conhecimento, respeitando a diversidade cultural e do ser\r\n social, porém sem abdicar de uma sólida formação em valores. 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