Resumo: O Caderno de Acompanhamento do Programa Salas de Recursos Multifuncionais – Atendimento Educacional Especializado, tornou-se oficial no Sistema Municipal de Ensino do Município de Campina Grande na Paraíba, necessário para o registro de vida escolar, familiar, saúde, aprendizagem, afetiva, comunicação, socialização, linguagem e autonomia do público alvo da Educação Especial (Deficiência, Transtorno Global de Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação). Aspectos fundamentados na Política de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Houve, a participação efetiva da Coordenação de Educação Especial e Professoras mediadoras do Atendimento Educacional Especializado. A ideia do instrumento se dissemina em outros Municípios e torna as (os) docentes das Salas de Recursos Multifuncionais empoderadas quanto ao seu fazer no processo de inclusão escolar, com o referido público. O objetivo deste artigo, além de divulgar o instrumento e servir de referência para os Estados e Municípios, é demonstrar de maneira objetiva, possibilidades de registros que garantam os direitos de aprendizagem e inclusão para o referido público quando comparado a outras necessidades educativas especiais.
Palavras-chave: Instrumento, Recursos, Inclusão, Atendimento, Direitos.