MINDFULNESS APLICADA A ESTUDANTES COM ANSIEDADE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
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Esses estressores têm sido associados à exaustão emocional, empatia diminuída, consumo tóxico e risco de apresentar problemas de saúde mental. Diante desse contexto, recentemente muitos programas foram definidos para melhorar o bem-estar dos discentes. Esta revisão tem como objetivo analisar a prática de mindfulness (atenção plena) como um auxílio para reduzir a ansiedade em estudantes. A metodologia foi realizada através de uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados PubMed e BVS com descritores indexados com critérios de inclusão: oferecer informações sobre a presença de ansiedade em estudantes e/ou mindfulness. A amostra ficou composta por 6 artigos, provenientes do Chile, Espanha, Coreia do Sul, Noruega e Irlanda. A maioria dos artigos eram direcionados para estudantes universitários. Na análise os estudos que aplicaram o Programa de Redução de Ansiedade Baseado em Mindfulness, apresentaram resultados positivos na redução da ansiedade, quando comparado os questionários pré e pós-mindfulness. Concluímos com essa pesquisa que a prática de mindfulness diminuir os níveis de ansiedade em estudantes. Contudo, há necessidade de pesquisas que avancem para uma melhor compreensão de como se estabelece a associação entre o mindfulness e a ansiedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-19 - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "ANSIEDADE, ESTUDANTES, MEDITAÇÃO, MINDFULNESS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA23_ID2603_12082018223350.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉLIO SOARES DE OLIVEIRA FILHO" "autor_nome_curto" => "SOARES FILHO" "autor_email" => "joseliosoares321@hotmail." 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