Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE BIOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ENSINO DE BIOLOGIA Comunicação Oral (CO) GT-15 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 44672
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 586
    "inscrito_id" => 2422
    "titulo" => "FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE BIOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO"
    "resumo" => "O presente trabalho tem o objetivo de relatar experiências vivenciadas nas duas primeiras edições de um projeto de extensão que tem como foco a formação do professor de Ciências/Biologia na perspectiva da educação inclusiva. O projeto vem sendo desenvolvido na Universidade Federal de Pernambuco, tendo como público-alvo licenciandos de Ciências Biológicas e professores de Biologia das escolas campo de estágio do curso. Nos anos de 2016 e 2017 foram desenvolvidas as seguintes ações: dois ciclos de oficinas sobre educação inclusiva, produção de recursos didáticos tridimensionais (maquetes) para as aulas de Biologia e organização de um glossário com uma compilação de sinais em Libras sobre conteúdos de Biologia. De acordo com a avaliação dos participantes, o projeto representou uma oportunidade de minimizar lacunas na sua formação, contribuindo para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que favoreçam a inclusão de alunos com deficiência nas escolas regulares, ao discutir nas oficinas temáticas ligadas à educação inclusiva e ao divulgar e/ou desenvolver metodologias e recursos didáticos que podem colaborar para a aprendizagem de alunos com deficiência nas aulas de Biologia. As ações também propiciaram a troca de experiências entre o público-alvo e a equipe de execução, com vistas à construção coletiva de soluções para problemas relacionados à inclusão do aluno com deficiência nas escolas regulares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-15 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ENSINO DE BIOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA17_ID2422_03082018114129.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANE SOUZA DE MENEZES"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANE MENEZES"
    "autor_email" => "estagioemetodologiabio@gm"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 44672
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 586
    "inscrito_id" => 2422
    "titulo" => "FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE BIOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO"
    "resumo" => "O presente trabalho tem o objetivo de relatar experiências vivenciadas nas duas primeiras edições de um projeto de extensão que tem como foco a formação do professor de Ciências/Biologia na perspectiva da educação inclusiva. O projeto vem sendo desenvolvido na Universidade Federal de Pernambuco, tendo como público-alvo licenciandos de Ciências Biológicas e professores de Biologia das escolas campo de estágio do curso. Nos anos de 2016 e 2017 foram desenvolvidas as seguintes ações: dois ciclos de oficinas sobre educação inclusiva, produção de recursos didáticos tridimensionais (maquetes) para as aulas de Biologia e organização de um glossário com uma compilação de sinais em Libras sobre conteúdos de Biologia. De acordo com a avaliação dos participantes, o projeto representou uma oportunidade de minimizar lacunas na sua formação, contribuindo para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que favoreçam a inclusão de alunos com deficiência nas escolas regulares, ao discutir nas oficinas temáticas ligadas à educação inclusiva e ao divulgar e/ou desenvolver metodologias e recursos didáticos que podem colaborar para a aprendizagem de alunos com deficiência nas aulas de Biologia. As ações também propiciaram a troca de experiências entre o público-alvo e a equipe de execução, com vistas à construção coletiva de soluções para problemas relacionados à inclusão do aluno com deficiência nas escolas regulares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-15 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ENSINO DE BIOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA17_ID2422_03082018114129.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANE SOUZA DE MENEZES"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANE MENEZES"
    "autor_email" => "estagioemetodologiabio@gm"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de relatar experiências vivenciadas nas duas primeiras edições de um projeto de extensão que tem como foco a formação do professor de Ciências/Biologia na perspectiva da educação inclusiva. O projeto vem sendo desenvolvido na Universidade Federal de Pernambuco, tendo como público-alvo licenciandos de Ciências Biológicas e professores de Biologia das escolas campo de estágio do curso. Nos anos de 2016 e 2017 foram desenvolvidas as seguintes ações: dois ciclos de oficinas sobre educação inclusiva, produção de recursos didáticos tridimensionais (maquetes) para as aulas de Biologia e organização de um glossário com uma compilação de sinais em Libras sobre conteúdos de Biologia. De acordo com a avaliação dos participantes, o projeto representou uma oportunidade de minimizar lacunas na sua formação, contribuindo para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que favoreçam a inclusão de alunos com deficiência nas escolas regulares, ao discutir nas oficinas temáticas ligadas à educação inclusiva e ao divulgar e/ou desenvolver metodologias e recursos didáticos que podem colaborar para a aprendizagem de alunos com deficiência nas aulas de Biologia. As ações também propiciaram a troca de experiências entre o público-alvo e a equipe de execução, com vistas à construção coletiva de soluções para problemas relacionados à inclusão do aluno com deficiência nas escolas regulares.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.