O presente trabalho tem o objetivo de relatar experiências vivenciadas nas duas primeiras edições de um projeto de extensão que tem como foco a formação do professor de Ciências/Biologia na perspectiva da educação inclusiva. O projeto vem sendo desenvolvido na Universidade Federal de Pernambuco, tendo como público-alvo licenciandos de Ciências Biológicas e professores de Biologia das escolas campo de estágio do curso. Nos anos de 2016 e 2017 foram desenvolvidas as seguintes ações: dois ciclos de oficinas sobre educação inclusiva, produção de recursos didáticos tridimensionais (maquetes) para as aulas de Biologia e organização de um glossário com uma compilação de sinais em Libras sobre conteúdos de Biologia. De acordo com a avaliação dos participantes, o projeto representou uma oportunidade de minimizar lacunas na sua formação, contribuindo para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que favoreçam a inclusão de alunos com deficiência nas escolas regulares, ao discutir nas oficinas temáticas ligadas à educação inclusiva e ao divulgar e/ou desenvolver metodologias e recursos didáticos que podem colaborar para a aprendizagem de alunos com deficiência nas aulas de Biologia. As ações também propiciaram a troca de experiências entre o público-alvo e a equipe de execução, com vistas à construção coletiva de soluções para problemas relacionados à inclusão do aluno com deficiência nas escolas regulares.