Este artigo é fruto de um estudo realizado na disciplina de educação especial ofertada no curso de graduação em pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco- Centro Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA). Neste trabalho refletimos sobre os principais desafios que os pais que tem filhos com transtorno mental enfrentam. Tem como objetivo analisar os desafios que os pais que tem filhos com transtorno mental enfrentam para a inclusão social e educacional desses. Como desmembramentos desse objetivo temos: a) discutir os principais elementos de inclusão para a criança com transtorno mental; b) compreender como as crianças com transtorno mental são incluídas na sociedade. O aporte teórico se apresenta a partir de discussões e aproximações em debate sobre o ensino de educação inclusiva. Os procedimentos metodológicos de coleta dos dados foram à entrevista. Os resultados da pesquisa nos possibilitaram identificar os principais desafios que os pais de filhos com transtorno mental enfrentam para a inclusão social e educacional desses. Este desafio diz respeito ao preconceito enfrentado na sociedade que ainda aparece de forma muito presente. Percebemos também que as práticas educativas para crianças com transtorno mental de fato acontecem no CAPS de forma variada, seja por meio de debates, práticas estimuladoras do autocuidado e jogos, e com as orientações para compreender a importância da saúde desde pequenos(as), todas essas remetendo esses sujeitos a uma condição de se sentirem mais incluídos no meio social.