Este trabalho teve por objetivo analisar a comunicação do aluno surdo com as demais pessoas ouvintes em uma escola municipal do Distrito de Mosqueiro. A comunicação investigada e interpretada à luz dos desafios colocados pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. O trabalho caracterizou-se por uma pesquisa de campo e teve como instrumento de pesquisa a entrevista livre e observação realizada com a professora do aluno surdo, com a professora do AEE (Atendimento educacional especializado), aluno com necessidade especial e a coordenadora da escola. O método adotado é de cunho qualitativo e a análise dos dados analítica e descritiva. Os resultados indicam que os entrevistados sentem a insatisfação pelo pouco investimento sobre questões inerentes à inclusão de alunos surdos na sala regular de ensino, mas que também são pouco informados sobre metodologias que podem melhorar o mundo do aluno incluído. De acordo com os relatos foi possível perceber a insegurança e o despreparo do professor e da escola de modo geral para atender as necessidades educacionais dos alunos com surdez na sala de aula comum. Diante do cenário encontrado e o idealizado para atender as peculiaridades educacionais do aluno surdo na classe regular da instituição analisada o estudo poderá contribuir para implementação e ampliação de ações e projetos educacionais visando à participação direta de alunos surdos na escola investigada através do bilinguismo