A alfabetização numa perspectiva inclusiva, pode ser compreendida, dentre outros,
como uma prática que favorece o direito de aprender. Dados de avaliação nacional, a exemplo
do IDEB e da ANA, apontam índices e percentuais que não correspondem a êxitos esperados,
no desempenho escolar de alunos e alunas, principalmente os (as) que se encontram no último
ano do Ciclo da Alfabetização. Neste sentido, o presente trabalho tem por objetivo favorecer a
discussão acerca da alfabetização, enquanto processo que deve inclui todos os sujeitos
envolvidos, à práticas que lhes garantam direitos de aprender. Resultados da Avaliação
Nacional da Alfabetização, no Estado da Paraíba – BRASIL, são tomados como base de
análise desta perspectiva de alfabetização. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, do
tipo bibliográfico. O estudo evidencia que ainda pode ser considerado alarmante, o número de
crianças, no referido Estado, que não obtém êxitos no domínio da leitura e da escrita, no
último ano do Ciclo da Alfabetização. Concluímos, que, além de políticas públicas que na
inversão deste quadro, através, por exemplo, de investimento na formação e capacitação de
profissionais para atuação mais efetiva nos anos escolares que envolvem este Ciclo, faz-se
necessário a implementação de projetos e práticas pedagógicas que envolvam todas as
crianças e jovens, neste processo, a fim de que estes sejam efetivamente incluídos em práticas
que lhes garantam o direito de aprender a ler e a escrever.