A PRÁTICA REFLEXIVA NA SALA DE AULA DE ESTÁGIO CURRICULAR
SUPERVISIONADO DOS ALUNOS DO CURSO DE HISTÓRIA DA UFMA
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 44324 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 4 "inscrito_id" => 257 "titulo" => """ A PRÁTICA REFLEXIVA NA SALA DE AULA DE ESTÁGIO CURRICULAR\r\n SUPERVISIONADO DOS ALUNOS DO CURSO DE HISTÓRIA DA UFMA """ "resumo" => """ Neste trabalho configura-se um momento relevante na perspectiva de formação dos\r\n futuros professores o Estágio Curricular Supervisionado na sua dimensão reflexiva na prática de\r\n sala de aula dos alunos do curso de História da Universidade Federal do Maranhão – UFMA\r\n entre os anos de 2015 a 2017. Os sujeitos desta pesquisa são alunos do Curso de História –\r\n Licenciatura que conseguiram concluir a carga horária concernente a sua formação docente\r\n nesse período. A partir da interpretação de diferentes autores (Lima, 2001; Tardif, 2002;\r\n Pimenta, 2001; Gómez, 2000) compreendemos a prática enquanto práxis, permeada por um\r\n processo de reflexão e ação que pode ser construída e reconstruída, objetivando a transformação\r\n da realidade escolar. Evidenciamos nos relatórios dos alunos quando retornam de suas\r\n atividades de estágio aspectos favoráveis e desfavoráveis da realização do estágio curricular na\r\n dimensão de espaço/tempo destinado à construção de conhecimentos práticos na formação dos\r\n professores. Propomos tomar tais relatórios como objeto de investigação para encontrar novas\r\n perspectivas com vista à orientação e realização do estágio curricular na formação de\r\n professores de História, centradas na relevância da formação prática e na articulação entre a\r\n teoria e a prática """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-18 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "CURSO DE HISTÓRIA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD2_SA22_ID257_31012018114536.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TELMA BONIFACIO DOS SANTOS REINALDO" "autor_nome_curto" => "TELMA" "autor_email" => "bomfarao@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 44324 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 4 "inscrito_id" => 257 "titulo" => """ A PRÁTICA REFLEXIVA NA SALA DE AULA DE ESTÁGIO CURRICULAR\r\n SUPERVISIONADO DOS ALUNOS DO CURSO DE HISTÓRIA DA UFMA """ "resumo" => """ Neste trabalho configura-se um momento relevante na perspectiva de formação dos\r\n futuros professores o Estágio Curricular Supervisionado na sua dimensão reflexiva na prática de\r\n sala de aula dos alunos do curso de História da Universidade Federal do Maranhão – UFMA\r\n entre os anos de 2015 a 2017. Os sujeitos desta pesquisa são alunos do Curso de História –\r\n Licenciatura que conseguiram concluir a carga horária concernente a sua formação docente\r\n nesse período. A partir da interpretação de diferentes autores (Lima, 2001; Tardif, 2002;\r\n Pimenta, 2001; Gómez, 2000) compreendemos a prática enquanto práxis, permeada por um\r\n processo de reflexão e ação que pode ser construída e reconstruída, objetivando a transformação\r\n da realidade escolar. Evidenciamos nos relatórios dos alunos quando retornam de suas\r\n atividades de estágio aspectos favoráveis e desfavoráveis da realização do estágio curricular na\r\n dimensão de espaço/tempo destinado à construção de conhecimentos práticos na formação dos\r\n professores. Propomos tomar tais relatórios como objeto de investigação para encontrar novas\r\n perspectivas com vista à orientação e realização do estágio curricular na formação de\r\n professores de História, centradas na relevância da formação prática e na articulação entre a\r\n teoria e a prática """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-18 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "CURSO DE HISTÓRIA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD2_SA22_ID257_31012018114536.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TELMA BONIFACIO DOS SANTOS REINALDO" "autor_nome_curto" => "TELMA" "autor_email" => "bomfarao@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }